Associação Coral de Odivelas
Coros de Odivelas

Grupos corais e atividades no Concelho

  • Associação Coral de Odivelas
  • comPASSOS
  • emCANTUS
  • entreOITAVAS
  • Grupo Coral Maria Gomes

A Associação Coral de Odivelas nasceu a 23 de agosto de 2015. Idealizado pelo maestro Pedro Santos Ferreira, este projeto musical acabou por ganhar forma e foi concretizado juntamente com um grupo de amigos. Nesse mesmo dia foi eleita uma comissão instaladora responsável pela criação oficial da Associação. A 6 de janeiro de 2016 foi criada formalmente a ACO – Associação Coral de Odivelas, com sede na freguesia de Odivelas, com o objetivo de fomentar a prática coral no concelho. Neste momento conta já com três coros, um adulto, emCANTUS, um juvenil, entreOITAVAS e um infantil, comPASSOS.

Associação Coral de Odivelas

Associação Coral de Odivelas

Para além dos ensaios semanais com os três coros, a ACO desenvolve várias atividades. Destaque para o concerto de Natal da Junta de Freguesia de Odivelas, que ocorre a meio de dezembro, e o concerto de Aniversário da ACO/Ano Novo, no início de janeiro. Em 2017, a ACO criou o “Encontro de Coros Juvenis do Concelho de Odivelas” que decorre todos os anos em maio. Em 2018, coorganizou com o Conservatório Dom Dinis, de Odivelas, a Carmina Burana, na Igreja da Ramada.

A Associação Coral de Odivelas pretende também desenvolver atividades que promovam a formação musical dos seus coralistas e associados, proporcionar à região a possibilidade de conhecer e ouvir música coral, e ao mesmo tempo afirmar um papel socialmente responsável, com a realização de concertos solidários cujas receitas ou bens revertem para instituições da região. A Associação trabalha, assim, para enriquecer a realidade cultural da freguesia e do concelho bem como tornar-se numa associação coral de referência no panorama nacional.

emCANTUS

Criado em setembro de 2015, o coro emCANTUS deu origem à Associação Coral de Odivelas. É um coro misto, constituído atualmente por cerca de 50 elementos com idades entre os 14 e os 46 anos. Teve a sua apresentação oficial no dia 20 de dezembro de 2015, no Pavilhão Polivalente de Odivelas, tendo mantido desde então ensaios regulares e diversos concertos. O repertório é bastante diversificado, passando por várias fases da história e diferentes estilos musicais.

No primeiro ano de vida, em 2016, produziu o primeiro espetáculo musical, o “Onde está a Noite?”. Em 2017, o emCANTUS foi o coro português convidado para participar no festival internacional “Lisbon on Stage”, organizado pela Interkultur. Em 2017 e 2018 participou no Festival Coros de Verão, na categoria “Pop, Jazz e Gospel”, tendo obtido um diploma de Ouro I (2017) e Ouro IV (2018).

Em 2018, participou na cantata Carmina Burana (versão para coro, dois pianos e percussão) em Odivelas, juntamente com o Coro de Câmara do Conservatório Dom Dinis. No mesmo ano, a convite da Inatel, apresentou a mesma cantata, numa versão para coro e banda, na Aula Magna, acompanhado pela Camerata Vocal de Torres Vedras e pela Banda dos Bombeiros de Loures.

Em 2018 teve o seu primeiro concerto internacional, no XX Europa Cantat em Tallinn, na Estónia. Em novembro, em nova parceria, desta vez com o coro emotionVoices, o emCANTUS apresentou a obra de Dan Forrest, “Requiem For the Living”, acompanhados pela orquestra Círculo de Música de Câmara. Em2019 produziu o espetáculo “100 Vozes e Um Complexo de Ariel”, com encenação de Francisco Pessoa Júnior. Em novembro do mesmo ano, esteve pela primeira vez no Algarve, no XLII Festival de Coros do Algarve, em Lagos.

emCANTUS

emCANTUS

Ainda em 2019, o emCANTUS voltou a apresentar a Carmina Burana, desta vez no âmbito das comemorações dos 40 anos da cidade de Torres Vedras. Contou com a companhia da Camerata Vocal de Torres Vedras, do Coro Municipal da Lourinhã, do Coro da Escola de Música Luís Maldonado Rodrigues e da Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

É dirigido pelo maestro Pedro Santos Ferreira desde a sua criação.

entreOITAVAS

O entreOITAVAS é um coro juvenil composto por cerca de 20 jovens com idades entre os 10 e os 15 anos. Sem um estilo definido, o repertório é essencialmente ligeiro. O grupo teve o primeiro ensaio a 7 de novembro de 2016 e a primeira apresentação oficial a 17 de dezembro do mesmo ano, ambos no Pavilhão Polivalente de Odivelas.

A Associação Coral de Odivelas e o entreOITAVAS, organizam anualmente o Encontro de Coros Juvenis do Concelho de Odivelas que conta já com três edições. Em 2018, o coro participou na cantata “Carmina Burana” e em junho apresentou na Malaposta o primeiro espetáculo, intitulado “Músicas do Mundo”. Em 2019, o entreOITAVAS subiu ao palco com o espetáculo “100 Vozes e Um Complexo de Ariel”, aquela que foi a primeira participação conjunta com os três coros da Associação Coral de Odivelas.

comPASSOS

O coro infantil comPASSOS nasceu da necessidade de continuar a dar resposta às necessidades da cidade de Odivelas. O primeiro ensaio deu-se no dia 12 de novembro de 2018 e o grupo conta já com cerca de 20 crianças entre os 6 e os 9 anos. Na curta história, o coro tem participado nos concertos de Natal e de aniversário da Associação e fez também parte do espetáculo “100 Vozes e Um Complexo de Ariel”, juntamente com os outros dois coros da Associação.

Grupo Coral Maria Gomes

O Grupo Coral Maria Gomes nasceu no ano letivo de 2000/01 da vontade de um grupo de professores de escolas do Concelho de Odivelas que, na Sociedade Musical Odivelense, encontrou o apoio e as estruturas que necessitava. Perfilhou o nome de Maria Gomes em homenagem a uma das paladinas das atividades culturais da Sociedade. Tem, desde a sua criação, atuações regulares, quer na época natalícia, quer nas Janeiras, quer por alturas do aniversário da SMO, das comemorações do 25 de Abril ou do Dia da Música. O seu reportório é muito diversificado, abrangendo a música polifónica e a música popular portuguesa. Desde setembro de 2019 é regido pelo Maestro João Pedro Santos.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *