Igreja Matriz de Paredes
Órgãos de tubos do concelho de Paredes [1]

O Conservatório de Música de Paredes tem a cadeira de órgão, de que é professor desde 2015 o organista Bruno Teixeira, licenciado em Música – Execução de Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Órgão de António Esteireiro.

De acordo com as informações disponíveis, existem órgãos de tubos nas seguintes igrejas do Concelho:

Igreja Matriz de Paredes

Igreja Matriz de Paredes

Paredes

A Igreja Matriz de Paredes é uma construção de finais do século XIX, inaugurada em 1908. Está implantada numa plataforma elevada, o que a torna imponente no meio envolvente. É um edifício com tendência para a verticalidade, composta por nave e capela-mor, retangular, ladeada por torres sineiras quadrangulares, com pináculos nas extremidades, sobrepujadas por cúpulas piramidais, rematadas por cruz de ferro. As fachadas são rebocadas e caiadas de branco, com vãos e cunhais em cantaria. Ao longo da mesma podemos encontrar janelões retangulares em arco pleno. O acesso à igreja é feito por uma larga escadaria com degraus interrompidos por patamares, pavimentados a calcário e basalto.

A Igreja Paroquial de São Salvador, de Castelões de Cepeda, possui no coro alto um órgão de dois manuais e pedaleira com acoplamentos construído por Gustav Steinmann, montado por António Simões em 2008.

Enquadramento do órgão no coro alto

Órgão da Igreja Matriz de Paredes

Órgão da Igreja Matriz de Paredes

Consola do órgão

Órgão da Igreja Matriz de Paredes

Órgão da Igreja Matriz de Paredes

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *