Banda Filarmónica "A Serrana"
Filarmónicas de Peniche

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Sociedade Filarmónica União 1º de Dezembro de 1902

Sediada no lugar e freguesia de Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, a Sociedade Filarmónica União 1º de Dezembro de 1902 é uma associação de natureza, educativa, cultural e filarmónica constituída a 18 de janeiro de 1950. Foi criada por um grupo de homens da  terra que quiseram dar início à atividade musical.

Sociedade Filarmónica União 1º de Dezembro de 1902

Sociedade Filarmónica União 1º de Dezembro de 1902

Banda Filarmónica “A Serrana”

A Banda Filarmónica “A Serrana”, assim designada por fazer parte da Associação com esse nome, foi fundada em 1909, então com o nome de “Sociedade Filarmónica de Serra D’El-Rei” fez a sua primeira atuação no Domingo de Páscoa do ano de 1910.

No final da década de 60, o Grupo Desportivo da Serra e a Sociedade Filarmónica de Serra D’EL-Rei uniram-se dando origem à “Serrana”. Da sua diversificada atividade, salientam-se as participações em festas populares e religiosas, festivais, encontros de bandas e concertos para as populações, tanto na região como em vários pontos do País. Em 1991 representou o Distrito de Leiria no 1º Encontro Nacional de Bandas Filarmónicas, promovido pela C . M. de Lisboa. Sempre preocupada com o futuro, tem em funcionamento a sua Escola de Música, dando formação a todos aqueles que nela queiram ingressar, desde os 6 aos 96 anos.

Banda Filarmónica "A Serrana"

Banda Filarmónica “A Serrana”

Atualmente a Banda “A Serrana” é regida pelo maestro Januário Ventura e composta por 36 elementos de várias faixas etárias, que vão dos 6 aos 75 anos

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *