Pinhel e os seus festivais
Festivais de Música em Pinhel
Ciclos, encontros, temporadas e festivais de música no Concelho
CIMfonia
Sítio: cimfonia.org
O projeto CIMfonia resulta de uma simples aglutinação da sigla CIM – Comunidade InterMunicipal – e da palavra fonia que pode significar som ou voz, e pretende traduzir isso mesmo, a voz da região, o apelo do interior. O ciclo de concertos e eventos do programa CIMfonia pretende seduzir toda a comunidade a intervir de forma criativa e proativa, na candidatura de Guarda Capital Europeia da Cultura, em 2027. (Osvaldo Ferreira)
O projeto engloba os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso.
Hawk Festival
Hawk Festival’17 realizou-se em Pinhel em 2017. Bispo, GrogNation, Rizzo, KEVU, Fucking Bastards, Jimmy Clash, Kappa Jotta, Alienn e Kilimanjaro subiriam ao palco da 1ª edição do Hawk Festival.
O Hawk Festival’ 17 surgiu pela mão da Associação Juvenil Falcões da Europa – EUROHAWK, que tem como fim “a promoção da mobilidade europeia, para a aprendizagem, cidadania, diálogo, e troca de valores da União Europeia (UE) entre jovens nacionais e de outros países da comunidade europeia e seus parceiros; promoção dos valores políticos da UE no plano local e nacional; promoção dos interesses locais de juventude”.
O principal propósito deste festival passa por acrescentar valor e diversidade à dinâmica cultural e juvenil do Concelho de Pinhel, sendo um festival organizado por jovens para todos, mas essencialmente para os primeiros.