Póvoa de Varzim e os seus músicos
Músicos naturais da Póvoa de Varzim
Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.
- António Marta (maestro, compositor)
- João Silva (violinista, professor)
- Luís Filipe Marques (barítono)
- Raúl da Costa (pianista, 1993)
- Rui Nova (cantor)
- Tiago Carriço (violino)
António Marta
António José Gomes Júnior, o popular Antoninho Marta, nasceu em 12 de maio de 1904 e faleceu a 22 de setembro de 1981, aos 77 anos.
Começou a sua aprendizagem musical aos 4 anos. Aos 10 já tocava na Banda de seu pai e aos 14 anos tocava piano nos Cafés da Póvoa, em tempo de banhos, acompanhado artistas de variedades. Tinha 25 quando entrou para a orquestra de Fernando Carriedo, na qual permaneceu 4 anos, tendo, mais tarde, estado 7 anos na Orquestra de Almeida Cruz e 8 anos na Orquestra de Vieira Pinto.
Na cidade do Porto teve actuações no Jardim Passos Manuel (actual Coliseu), nos Cafés Monumental, Guarany e Avenida, assim como nos Teatros de Sá Bandeira e Carlos Alberto.
Clique AQUI para ler a biografia completa.
João Silva
João Oliveira da Silva foi um violinista e professor nascido na Póvoa de Varzim a 29 de agosto de 1933. Começou a interessar-se pela música com cerca de sete anos, influenciado por seu primo e padrinho, Manuel Gavina.
Foi aluno de António José Gomes (Marta), do qual recebeu aulas de Solfejo e Flautim. Aos dez anos entrou para a Banda de Música Poveira (Os Malhados), sob a Regência de Ângelo Maio, como instrumentista de flautim.
Em 1947 foi membro fundador da Banda Musical da Póvoa de Varzim sendo então maestro Mário de Jesus, do qual recebeu aulas de Teoria Musical e noções de Composição e Organologia.
Clique AQUI para ler a biografia completa.
Luiz Filipe Marques
Luiz Filipe Marques nasceu na Póvoa de Varzim e iniciou aos 5 anos a sua aprendizagem musical no seio de família melómana.
Frequentou o Curso de Direito na Universidade de Coimbra.
Regressou ao Porto e terminou o Curso de História (Artes) na Faculdade de Letras do Porto. Aí cantou como Solista no Coral de Letras sob a direção artística de José Luís Borges Coelho.
Frequentou as classes da Professora Fernanda Correia, como aluno do Curso Superior de Canto da Escola de Música do Porto e continuou trabalhando com a mesma professora no Conservatório Superior de Música de Gaia, onde terminou o Curso Superior de Canto Teatral com a classificação máxima (20 Valores).
Clique AQUI para ler a biografia completa.
Raúl da Costa
Raúl da Costa nasceu na Póvoa de Varzim em 1993, onde iniciou os estudos musicais aos 7 anos com Luís Amaro de Oliveira e Emília Coelho, ingressando, posteriormente, na Academia de Música S. Pio X em Vila do Conde onde estudou com Álvaro Teixeira Lopes.
Desde muito novo é presença recorrente em palcos de renome nacional, com destaque para os recitais a solo as salas mais emblemáticas do país, como no Theatro Circo de Braga, Coliseu do Porto, Teatro Municipal Rivoli, Casa da Música, Palácio da Bolsa no Porto, Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa, Centro Cultural de Belém, Jardins de Inverno do Teatro São Luiz, entre muitos outros.
Clique AQUI para ler a biografia completa.
Tiago Carriço
Natural da Póvoa de Varzim, Tiago Carriço iniciou os estudos musicais aos cinco anos, na Escola de Música desta cidade. Concluiu o 3.º ano da Licenciatura em Música (Pedagogia – Violino) na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, na classe de A. Gaio Lima.
Prosseguiu os estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, onde acabou a Licenciatura e frequentou o Mestrado em Interpretação Artística, na classe de Radu Ungureanu.
Em Música de Câmara, Orquestra e Direção Coral tem vindo a trabalhar com: José Abel Carriço, Eugénio Amorim, Owen Rees, Peter Philips, António Mário Costa, Emanuel Pacheco, Cesário Costa, Osvaldo Ferreira, Ana Mafalda Castro, Constantin Sandu e António Saiote. Participou em classes de aperfeiçoamento de violino orientadas pelos professores: Yzumi Okubo, Alberto Gaio Lima, Daniel Rowland, Sergey Kravchenko e Jossif Grinman.
É professor de Violino e Classe de Conjunto (coro e orquestra de cordas), na Escola de Música da Póvoa de Varzim e na Escola de Música de Rates, onde também dirige o Ensemble Vocal e Instrumental Arnaldo Moreira.
Dirige o Coro Infanto-Juvenil da Paróquia de Beiriz – Póvoa de Varzim desde a sua formação e, no ano letivo 2021/2022, assumiu a direção musical e artística do Coral «Ensaio» da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim.