Duarte Arribança, músico, de Rio Maior
Músicos do Concelho de Rio Maior

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

  • Duarte Arribança (músico)

O jovem músico natural de Rio Maior, Duarte Arribança, cedo demonstrou interesse pela música e foi vocalista em algumas bandas locais, como os Nictúria. Em 2001, numas férias de verão passou na Madeira em casa do Nélio (bateria), na companhia do Pedro (guitarra), conheceu o Bruno (guitarra) e o Paulo (baixo). Juntaram-se para tocar umas músicas e sentiram logo que tinham muito em comum. Por esses dias estava a decorrer um concurso de novas bandas no Funchal e, com apenas três dias de formação, venceram a competição que tinha como prémio ser banda de apoio no concerto dos Entre Aspas e dos GNR.

Acabadas as férias regressaram a casa e voltaram a encontrar-se um ano depois, também na Madeira, para participarem no concurso Antena3 Rock e voltaram a arrecadar de novo o primeiro lugar. A partir daí o potencial da banda foi tido em consideração e decidiram investir neste projeto. O Paulo não conseguiu vir para o continente, sendo substituído pelo Luís, nascendo, assim, os CAIM. Desde o mais puro hard rock, rasgado pelo funk, chegando mesmo ao country, os CAIM trabalham a sua música, desde a guitarra elétrica à acústica até à percussão tribal. Com cada vez mais seguidores da banda, que trabalhavam nas mais diversas áreas profissionais e pessoal ligado à TVI, a banda integrou a banda sonora da séria Morangos com Açúcar, graças ao sucesso do EP gravado em 2004 e ao tema Beg a Dime.

A partir daí foi sempre em crescendo, até que em 2007 conseguiram editar o seu primeiro álbum Beg a Dime e nesse mesmo ano subiram pela primeira vez ao palco do Rock in Rio. Em digressão, percorreram o país de norte a sul com o Apoio Oficial da Rádio Comercial e SIC Radical. Partilharam o palco com várias bandas, como os Xutos & Pontapés, Fingertips, Pólo Norte, GNR, Clã e Buraka Som Sistema. Marcaram presença no Festival Rock in Rio Lisboa 2008, onde contaram com a especial presença do baixista Ciro Cruz (Gabriel o Pensador), também produtor de Beg A Dime.

Nos anos seguintes, a digressão continuou pelas estradas nacionais passando pelo Festival Santa Cruz Ocean Spirit, Marés Vivas, GreenFest, Angra Rock, Funchal Music Fest, auditórios, festas académicas e festas municipais. Intercalando os concertos com a gravação das músicas para o novo álbum. Work in Progress é o nome do segundo álbum, editado em 2010 e contou com o Apoio Oficial da Rádio Comercial e site Cotonete.

Duarte Arribança, músico, de Rio Maior

Duarte Arribança, músico, de Rio Maior