Santa Marta de Penaguião e as suas filarmónicas
Filarmónicas de Santa Marta de Penaguião
Bandas de Música, História e Atividades no Concelho
Associação Banda Musical da Cumieira
A Banda Musical da Cumieira foi fundada em 1830 (ou 1803, como alguns defendem). É a única Banda Filarmónica do concelho de Santa Marta de Penaguião. Tendo nascido como “tuna”, mais propriamente na povoação de Bertelo, freguesia da Cumieira, só anos mais tarde adotaria o nome de Banda Musical da Casa do Povo da Cumieira (hoje, Associação Banda Musical da Cumieira). No seu longo e interessante historial aparecem nomes como o de um forasteiro a quem chamavam “o Espanhol” e que seria o seu fundador e primeiro regente. D. Miguel del Moris Viegas era natural do Reino da Galiza. Foi, (segundo escreve José Emílio Esteves da Silva no seu livro “História de uma Muzica”) autor da primeira partitura (conhecida) que deu origem à Banda Musical da Cumieira, datada de 31 de outubro de 1803.
Tem uma Escola de Música que presta um serviço totalmente gratuito aos seus alunos e que procura dar uma formação abrangente com 4 turmas: Iniciação à Teoria Musical, Teoria Musical, Classe de Instrumento – madeiras, Classe de Instrumento – metais.
Da Escola saem os elementos para a Orquestra Juvenil e mais tarde para a própria Banda Musical da Cumieira. A Banda é composta por cerca de 50 elementos e fortemente caracterizada pela sua juventude, não só a nível de músicos, como também na aposta em jovens maestros que têm contribuído significativamente na crescente qualidade desta Banda.