Banda Municipal de Santana
Filarmónicas de Santana

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Banda Municipal de Santana

Fundada a 4 de abril de 1926, a Banda Municipal de Santana, no norte da ilha da Madeira, é uma instituição que desenvolve a sua atividade nas áreas cultural e musical. Desempenha um papel fundamental para a população local, pois constitui uma possibilidade de ocupação de tempos livres de forma lúdica e recreativa. Foi  fundada por Crisóstomo Teixeira do Livramento e outros. O Professor Crisóstomo desempenhou as funções de regente e presidente.

Desde a sua fundação, a Banda foi orientada por nove presidentes da direção, entre os quais o Padre Joaquim Fernandes. De 1988 até à atualidade, a banda é presidida pelo Sr. José Carlos Rodrigues Abreu, que também desempenha o cargo de presidente da Assembleia Geral da Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira. A filarmónica é formada por cerca de 50 executantes, na sua maioria jovens naturais de Santana e formados na escola de aprendizes da banda.

É a única na ilha da Madeira a usar boné no seu fardamento, e dispõe de uma farda variada podendo adequá-la ao tipo de atuação para que é solicitada. Possui sede própria, inaugurada a 11 de setembro de 2000 pelo Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim. Foi associada fundadora da Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira, a 29 de maio de 2000. Recebeu o título de Instituição de Utilidade Pública no mesmo ano e foi reconhecida de interesse social as suas atividades em  2001. O reconhecimento pelo trabalho desenvolvido foi acontecendo ao longo dos anos, destacando-se o Primeiro Prémio num encontro de bandas realizado no Funchal a 22 de novembro de 1931.

Em a Banda deslocou-se a Castelo Branco num intercâmbio com a Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense para o VII Encontro de Bandas de Pedrógão Pequeno, a primeira saída a Portugal continental. Em 2008 a Banda foi convidada para receber o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, na visita ao concelho de Santana. De 30 de abril a 4 de maio de 2010, a Banda Municipal de Santana representou a Região no dia da Madeira em Londres. Em 2012, gravou a sua primeira obra discográfica, intitulada “Saudação a Santana”. Participou no programa da RTP-Madeira sobre Bandas Filarmónicas denominado “Música no Coreto”, cujo respetivo episódio foi transmitido a 18 de setembro de 2014. Realiza concertos anuais, participa nos tradicionais arraiais madeirenses e em encontros de bandas e assegura cerimónias protocolares e procissões.

Banda Municipal de Santana

Banda Municipal de Santana