Banda da Sociedade Musical Sesimbrense
Filarmónicas de Sesimbra

Bandas de Música, história e atividades no Concelho

Sociedade Filarmónica Sesimbrense

Em 1878 um músico amador de nome Cerveira promoveu a formação de uma orquestra em Sesimbra. Contudo com saídas e substituições foi-se desintegrando e em 1892 acabaria. Em 1900 surgiu o agrupamento conhecido pela Banda do Rumina que viria também a acabar.

Em 1913, Augusto Vidal, antigo músico da Banda do Rumina, ativou com outros elementos da mesma banda, a criação de um novo agrupamento, independente de qualquer associação. Foi fundada em 1914 a Sociedade Musical Sesimbrense, com uma filarmónica de 24 executantes.

SFS

Sociedade Filarmónica Sesimbrense

Sociedade Filarmónica Sesimbrense

Desde então, Coletividade e Banda têm-se mantido em atividades persistentes de âmbito recreativo e musical, contando sempre com valorosos músicos sesimbrenses, alguns de elevada craveira, como foram entre outros Plínio Mesquita, Elias Correia e António da Cruz.

Foram regentes António Manuel Ferreira, Capitão Rebelo, Grazina e António da Cruz e os dirigentes Adelino José de Carvalho e Amélio Caleiro.

A BFS foi a primeira banda civil a atuar na antiga Emissora Nacional. Em 1945, obteve o 1º lugar no concurso distrital de bandas civis de segunda categoria, em Setúbal, sob a regência de António da Cruz. Em 1992, participou no 5º Encontro Nacional de Bandas, em Portalegre. Em 1993 deslocou-se a Tomar, para o 3º Encontro Nacional de Bandas Civis, sob a regência do maestro José Joaquim Araújo.

A BFS é Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. Em 1996, a Câmara Municipal de Sesimbra concedeu-lhe a Medalha de Mérito Municipal grau Prata. Com o regente José Marques, a Banda participou em vários encontros de bandas: Alter do Chão, Tomar, Almada, Tavira e Borba. Em 1998, deslocou-se a Alteia em Espanha, numa confraternização do Projeto Estrela da Europa. Em 2000, apresentou-se em Estrasburgo, num concerto no Parlamento Europeu, sob a regência de Vitor Cravo. Atualmente a Banda é regida pelo maestro Francisco Santos, que é também o responsável pela Escola de Música da Sociedade.

SFS

Banda da Sociedade Musical Sesimbrense

Banda da Sociedade Musical Sesimbrense