Rancho Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra
Folclore em Sesimbra

Grupos etnográficos, tradições e atividades

  • Estremadura (Estremadura Sul)
  • Distrito: Setúbal
  • Concelho: Sesimbra
Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra

O Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra é uma associação de natureza etnográfica cuja atividade consiste na recolha e divulgação de músicas e danças do final do séc. XIX e início do séc. XX do Concelho de Sesimbra e Distrito de Setúbal.

O Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra foi fundado em 1993, com duas funções completamente distintas: a primeira, e a qual com que se apresenta em palco, é a recolha, divulgação e promoção da etnografia do concelho de Sesimbra e da zona sul da península de Setúbal; a segunda função passa por colaborar com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação do SNS, na organização, promoção e divulgação de recolha de dádivas de sangue.

Nos seus trajes estão representados: camponeses agricultores, pastores, leiteiros e os almocreves; vendedoras de fruta, queijeiras, padeiras e operárias das fábricas de conserva. O traje mais representativo é o pescador da vila de Sesimbra e as suas esposas – rendilheiras de bilros. Fazem ainda parte das vestimentas de festas e romarias, o traje domingueiro, bem como os noivos.
As suas danças e cantares foram recolhidas junto da população mais idosa nos finais da década de 1980 e desenvolvidas mais recentemente através de novas pesquisas e investigações.

Composto e sediado na Quinta Conde, o Grupo Folclórico e Humanitário participa em inúmeras iniciativas organizadas nesta freguesia com o objetivo de proporcionar entretenimento de cariz educativo e cultural à comunidade (principalmente aos mais jovens) de forma a promover a história e etnografia que representa e dando continuidade ao papel que o grupo tem desde a sua fundação.

O organiza anualmente dois festivais de folclore, sendo um na Quinta do Conde e outro na vila de Sesimbra, em parceria com as autarquias e com a Comissão Organizadora da Feira Festa. Organiza ainda, no âmbito humanitário, três sessões anuais de colheita de sangue em parceria.

RFHCC

Rancho Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra

Rancho Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra

Apartado 1
2975-910 Quinta do Conde
96 742 29 41

Rancho Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra

Rancho Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra