Grupo de Danças e Cantares de Alfena
Folclore de Valongo

Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho

  • Grupo de Danças e Cantares de Alfena
  • Rancho Folclórico de Santo André de Sobrado
  • Rancho Infantil e Juvenil Padeirinhas de Valongo
  • Rancho Regional de Campo
Grupo de Danças e Cantares de Alfena

O Grupo de Danças e Cantares de Alfena é uma das valências da ASPRECA, que, de norte a sul do país, divulga as raízes do povo da cidade de Alfena. A ASPRECA – Associação para a Preservação do Património Cultural Popular de Alfena tem como objetivo o estudo, preservação e divulgação do património Cultural Popular Tradicional da freguesia de Alfena. A Associação foi fundada em 11-11-2012, por altura do São Martinho, por um grupo de amigos ligados às lides tradicionais populares e ao folclore e etnografia, no sentido de, com a veracidade e fidedignidade possíveis, evitar a perda de uma identidade própria, em face da globalização.

GDCA

Grupo de Danças e Cantares de Alfena

Grupo de Danças e Cantares de Alfena

Rancho de Santo André de Sobrado

No mês de abril de 1955, aquando da organização de um cortejo para angariação fundos para a construção de Patronato (Casa dos Pobres) um grupo de rapazes e raparigas do Lugar de Sobrado encantaram a freguesia com as suas danças e seus cantares. Tal foi o entusiasmo que, em 6 julho de 1956, nasceu o Rancho de Santo André Sobrado.

Durante uma década, este Rancho, levou a vários cantos de Portugal as danças e cantares do povo de Sobrado, vindo a dar-se um interregno nos anos 60. Na década de 1990, alguns dos elementos fundadores juntaram-se para celebrar o santo padroeiro, Santo André, e darem de novo vida ao Rancho situado na Região de Entre Douro e Minho e detentor de vasto reportório. Tem-se mantendo fiel na recolha dos trajes, danças e cantares da sua região, organizando o seu festival em junho. Tem percorrido Portugal de Norte a Sul. Já se apresentou em Espanha e França.

Rancho Infantil e Juvenil Padeirinhas de Valongo

Sediado em Valongo, região do Douro Litoral, o Rancho Infantil e Juvenil Padeirinhas de Valongo foi fundado a 27 de novembro de 1986.

RIJPV

Rancho Infantil e Juvenil Padeirinhas de Valongo

Rancho Infantil e Juvenil Padeirinhas de Valongo

Rancho Regional de Campo

O Rancho Regional de Campo, Valongo, nascido a 11 de abril de 1986 é composto por cerca de 40 elementos. Representar, hoje, com justa legitimidade, o puro folclore e etnografia da sua região (Douro Litoral – Norte). A 13km a norte do Porto (região Entre Douro e Minho), Campo destaca-se pela sua beleza paisagística, em que o verde dos campos contrasta com o cinzento das lousas, e pela qualidade dos seus biscoitos e regueifa. O Rancho divulga num repertório rico e variado as danças e cantares da região, entre as quais os viras, os malhões, a cana verde e a chula, que constituem um dos principais motivos para as pessoas se juntarem nas horas de lazer.

RRC

Rancho Regional de Campo

Rancho Regional de Campo

A tocata do rancho consta de diversos instrumentos que num conjunto agradavelmente harmonioso, reproduzem o ritmo alegre e comunicativo da música tradicional. Quanto aos trajes, apresenta o grupo os trajes usados outrora e identificados com os usos e costumes da sua região, sejam eles trajes de trabalho, feira, romaria, domingar, noivos e missa ou culto rico.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *