Grupo de Danças e Cantares de Alfena
Folclore de Valongo

Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho

  • Região: Entre Douro e Minho
  • Distrito: Porto
  • Concelho: Valongo

04 grupos

  • Grupo de Danças e Cantares de Alfena
  • Rancho Folclórico de Santo André de Sobrado
  • Rancho Infantil e Juvenil Padeirinhas de Valongo
  • Rancho Regional de Campo
Grupo de Danças e Cantares de Alfena

O Grupo de Danças e Cantares de Alfena é uma das valências da ASPRECA, que, de norte a sul do país, divulga as raízes do povo da cidade de Alfena. A ASPRECA – Associação para a Preservação do Património Cultural Popular de Alfena tem como objetivo o estudo, preservação e divulgação do património Cultural Popular Tradicional da freguesia de Alfena. A Associação foi fundada em 11-11-2012, por altura do São Martinho, por um grupo de amigos ligados às lides tradicionais populares e ao folclore e etnografia, no sentido de, com a veracidade e fidedignidade possíveis, evitar a perda de uma identidade própria, em face da globalização.

GDCA

Grupo de Danças e Cantares de Alfena

Grupo de Danças e Cantares de Alfena

Rancho Folclórico de Santo André de Sobrado

Situado na região Entre Douro e Minho, distrito do Porto, concelho de Valongo, o Rancho Folclórico de Santo André de Sobrado foi fundado no ano de 1989. Sobrado é uma freguesia do concelho de Valongo, situada num vale com planícies cercadas de montanhas ricas em madeira e atravessada pelas águas do Rio Ferreira que, nas suas margens, propicia a agricultura.

Os trajes, danças e cantares recolhidos na altura da sua fundação estão relacionados com os trabalhos do linho e da agricultura. Muita da atividade do grupo gira à volta do ciclo do linho, sendo desenvolvidas todas as atividades do processo de fabrico do
linho. São de salientar as representações dos trabalhos do ciclo do linho com os tradicionais cantares a vozes recolhidos pelo grupo.

Do seu repertório foram realizadas duas edições em cassete e duas em CD. Na sua atividade anual realiza o seu festival de folclore, a festa do seu aniversário, no dia do padroeiro da freguesia, Santo André, e uma desfolhada tradicional. O grupo conta com exibições por todo o país, contando ainda a nível internacional com várias apresentações na Espanha e na França.

É membro aderente da Federação do Folclore Português.

(Para efeito de desambiguação, informamos que existe em Vila das Aves, concelho de Santo Tirso, um rancho com o mesmo nome.)

RFSAS

Rancho de Santo André de Sobrado, Valongo

Rancho de Santo André de Sobrado, Valongo

Rancho Infantil e Juvenil Padeirinhas de Valongo

Sediado em Valongo, região do Douro Litoral, o Rancho Infantil e Juvenil Padeirinhas de Valongo foi fundado a 27 de novembro de 1986.

RIJPV

Rancho Infantil e Juvenil Padeirinhas de Valongo

Rancho Infantil e Juvenil Padeirinhas de Valongo

Rancho Regional de Campo

O Rancho Regional de Campo, Valongo, nascido a 11 de abril de 1986 é composto por cerca de 40 elementos. Representar, hoje, com justa legitimidade, o puro folclore e etnografia da sua região (Douro Litoral – Norte). A 13km a norte do Porto (região Entre Douro e Minho), Campo destaca-se pela sua beleza paisagística, em que o verde dos campos contrasta com o cinzento das lousas, e pela qualidade dos seus biscoitos e regueifa. O Rancho divulga num repertório rico e variado as danças e cantares da região, entre as quais os viras, os malhões, a cana verde e a chula, que constituem um dos principais motivos para as pessoas se juntarem nas horas de lazer.

RRC

Rancho Regional de Campo

Rancho Regional de Campo

A tocata do rancho consta de diversos instrumentos que num conjunto agradavelmente harmonioso, reproduzem o ritmo alegre e comunicativo da música tradicional. Quanto aos trajes, apresenta o grupo os trajes usados outrora e identificados com os usos e costumes da sua região, sejam eles trajes de trabalho, feira, romaria, domingar, noivos e missa ou culto rico.