Banda Musical de São Vicente de Alfena

Filarmónicas de Valongo

Bandas de Música, história e atividades no Concelho

  • Banda Musical de São Martinho do Campo
  • Banda Musical de São Vicente de Alfena
Banda Musical de são Martinho de Campo

A Banda Musical de S. Martinho de Campo é uma coletividade cultural, artística e recreativa, fundada em 1929 por  José Teixeira Ferreira. Fez a sua primeira atuação em 27 de março desse mesmo ano. Em 1950 foi criado, no seio da Banda, um grupo coral, com o intuito de participar nas celebrações religiosas. No ano de 1968, a Banda Musical de S. Martinho do Campo inaugurou a sua sede.

Com estatutos de 1978, é constituída por cerca de 50 elementos, a Banda Musical de S. Martinho de Campo dedicou-se desde sempre à animação de romarias, festividades, concertos e, acima de tudo, ao ensino de uma das Artes mais belas que existem no mundo. Tem atuado em diversos pontos no país, com bandas de grande relevo nacional e tem prestado homenagem a diversas entidades públicas.

José Teixeira Ferreira

José Teixeira Ferreira, maestro e fundador da Banda Musical de São Martinho do Campo

José Teixeira Ferreira, maestro e fundador da Banda Musical de São Martinho do Campo

Em 2019, comemoraram-se a 16 de novembro, os 90 anos da Banda Musical de São Martinho. Foi um dia marcante para a Banda, para a Freguesia e para o Município, tratando-se de uma das associações mais representativas do Concelho em Portugal e no estrangeiro. A comemoração contou com a presença da Câmara Municipal, na pessoa dos vereadores Orlando Rodrigues e Paulo Ferreira e do adjunto do presidente da Câmara de Valongo José Carvalho, da Junta de Freguesia com o presidente Alfredo Sousa e Raquel Martins, também do executivo da junta de Campo, do Padre Macedo da Paróquia de Campo, antigos músicos, antigos diretores e um conjunto de amigos que nos últimos tempos tem ajudado a Banda e a Escola de Música, patrocinando os alunos que não tem condições para adquirir instrumentos.

Foram apresentados os projetos que estão a ser edificados, como a criação do “Conservatório Municipal de Valongo”, o grupo de Dixie Music da Banda de São Martinho (“Dixie Field – Powered by São Martinho Band”) e o alargamento do edifício da Escola de Música. Atuaram os “SSB – The Band”, “nascidos” na Banda de São Martinho.

Foram entregues os Prémios “Clave de Ouro”, em que os músicos elegeram os elementos que mais se destacaram nos últimos anos, destacando-se o “Prémio Carreira”, atribuído ao António Cunha e a pontualidade premiou o António Rocha.

Banda Musical de São Vicente de Alfena

A Banda Musical de São Vicente de Alfena foi fundada em 1940. Com o Centro Social e Paroquial de Alfena a lançar os seus fundamentos, logo a Banda se acolheu à sua proteção. O Padre Nuno Cardoso não se poupou a esforço para fazer da Banda mais um cartaz do próprio Centro, que acabava de nascer, e fez da Banda um dos pólos culturais do novo Centro Social que, além da Assistência e do Desporto, tinha na cultura uma das suas vertentes essenciais. Não obstante os encargos que a Banda representava, nem por isso o Senhor Padre Nuno Cardoso deixou de proteger e fomentar o progresso da Banda, colocando ao dispor dos músicos lugares para ensaios, transportes, fardamentos e meios para aquisição de instrumental.

Foi das poucas Bandas que teve à sua frente uma senhora, a Maestrina Antonieta Moreira, tendo sido a primeira mulher a ocupar um cargo de regência numa banda filarmónica e sendo de todos os maestros das bandas nacionais aquela que durante mais tempo consecutivo dirigiu a mesma banda, mais de 35 anos.

A banda, integrada no Centro Social e Paroquial de Alfena, foi em outubro de 2015 constituída como uma coletividade, através da criação da Associação Banda S. Vicente de Alfena pelo seu atual presidente Padre Manuel Fernando Soares.

A Banda participa em desfiles de Bandas e realiza cerca de 15 atuações anuais. Compõem-na 50 músicos, muitos dos quais foram formados na privativa escola de Música. Desde 2018 o maestro Manuel Barros tem a seu cargo a direção artística da associação.

BMSVA

Banda Musical de São Vicente de Alfena

Banda Musical de São Vicente de Alfena