Viana do Alentejo e o seu folclore

Cante, Viana do Alentejo, créditos Hardmúsica
Viana do Alentejo e o seu folclore

Ranchos folclóricos, grupos corais etnográficos e atividade no Concelho

  • Alentejo (Alto Alentejo)
  • Distrito: Évora
  • Concelho: Viana do Alentejo

10 grupos

  • Grupo Coral de Aguiar
  • Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo
  • Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo
  • Grupo Coral “Velha Guarda” de Viana do Alentejo
  • Grupo Coral dos Trabalhadores de Alcáçovas
  • Grupo Coral Cantares de Alcáçovas
  • Grupo Coral Feminino e Etnográfico “Paz e Unidade” de Alcáçovas
  • Grupo Coral “Tertúlia dos Amigos do Cante” de Alcáçovas
  • Grupo Coral Juvenil dos Trabalhadores de Alcáçovas
  • Rancho Folclórico Pérola do Alentejo
Rancho Folclórico Pérola do Alentejo

Sediado na Rua Eusébio Leão, nº 18, na freguesia e concelho de Viana do Alentejo, o Rancho Folclórico Pérola do Alentejo é uma associação de natureza cultural e etnográfica constituída a 15 de junho de 1993.

CANTE ALENTEJANO

No dia 27 de novembro de 2020, o cante alentejano assinalou 6 anos como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Para assinalar a data e prestar homenagem aos homens e mulheres que no concelho perpetuam a essência do Alentejo ao longo de gerações, e levam o seu nome por esse país fora, o Município de Viana do Alentejo publicou nas suas redes sociais vídeos de atuações dos 9 grupos corais.

Ciente da importância desta manifestação cultural, o Município de Viana, a par de outras entidades, está desde a primeira hora empenhado na sua preservação. Exemplo disso, foi a realização no Cineteatro Vianense, em 2012, do XIV Encontro da MODA – Associação do Cante Alentejano e o patrocínio do livro “Os grupos corais, o cante alentejano e a sua salvaguarda”, editado pela associação.

Já em 2013, numa altura em que se registava uma forte mobilização em torno do cante alentejano, o Município entendeu reconhecer a sua importância, classificando-o como Património de Interesse Municipal. Uma importância que vai muito para além da sua natureza cultural, manifestando-se também ao nível social, juntando gerações em torno de uma “marca” identitária, caraterística do Alentejo.

O Município de Viana, ciente da importância que os grupos corais têm no Concelho e na promoção do mesmo, continua a apoiar a atividade com os meios necessários para que a sua continuidade não seja comprometida. – referiu o Município.

Cante

Cante, Viana do Alentejo, créditos Hardmúsica

Cante, Viana do Alentejo, créditos Hardmúsica

Grupo Coral Feminino e Etnográfico “Paz e Unidade”

O Grupo Coral Feminino e Etnográfico “Paz e Unidade”, de Alcáçovas, inserido na Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense, surgiu com a finalidade de participar num espetáculo de comemoração do Ano Santo, em 2000, no Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em representação da Paróquia de Alcáçovas, por sugestão do pároco de então.

Como a experiência se revelou estimulante, os elementos quiseram levar por diante a iniciativa e constituíram o grupo coral. É composto por 25 elementos, com idades compreendidas entre os 14 e os 85 anos. Os seus trajes pretendem recriar os que eram usados pela mulher e todas as atividades que lhe estavam associadas, em meados do século XX: ceifeira, mondadeira, azeitoneira, mulher que planta o arroz, padeira, queijeira, costureira, bordadeira, aguadeira, cozinheira, criada de servir e traje domingueiro.

Tem participado em encontros de cante alentejano, festas populares, festas particulares, cante ao Menino, reis e janeiras, feiras de turismo e de artesanato.

Organiza atualmente um encontro de grupos corais, por ocasião do seu aniversário.