Banda Musical de Vila do Conde

Filarmónicas do Concelho

Bandas de música, história e atividade no Concelho

[ Extinta ]

Banda Musical de Vila do Conde

Não se conhece a data da fundação da Banda Musical de Vila do Conde. Sabemos que já no século XVIII se nomeava, em sessão da Câmara Municipal, um mestre de música, que nada tinha a ver com os tangeres de órgão, nem de charameleiros que tocavam por ocasião das festas da responsabilidade do senado e a quem a Câmara pagava os serviços. Muitos foram os mestres de música da cidade, e em pleno século XIX, um galego, de nome Manuel Gonçalves Hermida, que para Vila do Conde se deslocou, no já distante ano de 1821, vindo da sua terra de S. Pedro de Levosende, ocupava o cargo de mestre de música da Vila.

Em 1882, foi criado o “Grémio artístico”, logo após denominado de “Sociedade artística Philarmónica Villacondense”. Esta sociedade comemorou ruidosamente o seu 6º. aniversário em 1888, com desuso brilho, engalanando o exterior da sede e iluminando-o, promovendo um baile e a atuação da Filarmónica no interior. Foi uma festa de gala a que se referiram os jornais de então. Com o decorrer dos anos, a banda de música sofreu vicissitudes, esteve parada, outras se formaram, mas sempre remanescentes da primitiva.

No ano de 1923, sentindo necessidade de haver em Vila do Conde, uma Banda Musical coesa e de qualidade, que oferecesse aos seus componentes uma determinada regalia e segurança, a direção dos Bombeiros Voluntários propôs que a banda existisse e fosse integrada nos quadros da Humanitária Associação, e a integração aconteceu. Em 1960, conquistou o 3º. Prémio num concurso organizado pela FNAT (Federação Nacional para a Alegria no Trabalho) que envolveu bandas musicais de todo o País. A Banda, por escritura pública de 13 de dezembro de 1982, adotou o nome de Banda Musical de Vila do Conde. A banda extinguiu-se por volta de 2012.

BMVC

Banda Musical de Vila do Conde

Banda Musical de Vila do Conde

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *