Vizela Rota Musical

Património edificado

Música e artes no Concelho

A Câmara Municipal de Vizela inaugurou em 2025 a 3ª requalificação do Parque das Termas. Da inauguração constou um memorial em honra de Joaquim da Costa Chicória próximo à margem do Rio Vizela. Chicória é autor da peça musical Murmúrios do Vizela.

A homenagear o músico existe em Vizela a Casa da Cultura Joaquim da Costa Chicória.

150 anos do nascimento de Joaquim da Costa Chicória

O Concerto de Ano Novo da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense (SFV) a 04 de janeiro marcou o início das comemorações dos 150 anos do nascimento de Joaquim da Costa Chicória.

No quartel dos soldados da paz, numa iniciativa que já vai sendo tradição, os músicos da SFV interpretaram o Hino dos Bombeiros Voluntários de Vizela, com composição de Joaquim da Costa Chicória. 2025 é o ano em que se comemoram os 150 anos do nascimento do compositor vizelense e o autarca Victor Hugo Salgado garantiu que o Município não deixará passar a data em branco: “A Câmara Municipal de Vizela (CMV) tentou sempre valorizar os símbolos do concelho, reforçando a nossa identidade. Quando transformou o Matadouro na Casa da Cultura deu-lhe o nome de Joaquim da Costa Chicória e, no ano em que se assinalarão os 150 anos do seu nascimento, é objetivo corporizar esta data num momento, numa passagem no Parque das Termas, que se encontra na terceira fase da sua obra de requalificação, para que todos os que cá residem mas, sobretudo os que passem por cá, conheçam um pouco da nossa história”.

Fonte: Rádio Vizela

Memorial em honra de Joaquim da Costa Chicória, créditos Cândido José Oliveira

Memorial em honra de Joaquim da Costa Chicória, créditos Cândido José Oliveira