Abrantes e os seus auditórios
Auditórios de Abrantes
Salas de Espetáculo do Concelho
Teatro São Pedro
A CMA aprovou o processo administrativo para lançamento de novo concurso público da empreitada de “Restauro, Reabilitação, Remodelação e Ampliação do edifício do Cineteatro São Pedro”, depois de ter sido decidido, em 2021, a não adjudicação, a extinção e a revogação da decisão de contratar do anterior concurso público, por ter ficado deserto pela ausência de propostas. O preço base para a empreitada foi fixado em 2.850.670,00€, acrescido de IVA, tendo em conta os atuais preços de mercado, em especial do setor da construção, face à escalada dos preços das matérias primas, dos preços da energia e dos custos dos materiais e da mão de obra. O prazo previsto para execução da obra será de 450 dias.
A obra inclui uma ampliação em terreno contíguo, de modo a garantir uma melhor acessibilidade ao edifício, nomeadamente, para cargas e descargas, mais uma saída de emergência e um novo espaço para eventos exteriores. O palco será ampliado. A sala de espetáculos, constituída por plateia e 1º balcão passará a ter 246 lugares e 140 lugares respetivamente, totalizando 386 lugares. Além dos camarins localizados no piso 0, serão construídos novos camarins ao nível do piso menos 1, de forma a criar condições para diversos tipos de espetáculos que não eram possíveis de se realizar. As escadas de acesso à teia serão reconstruídas e irá ser instalado um monta-cargas de apoio ao palco. A plateia será remodelada e terá um novo perfil de inclinação, cadeiras novas e com lugares reservados para pessoas com mobilidade reduzida. O sistema de climatização da sala (AVAC) passará a ser feito pelo pavimento, de modo a ter uma melhor rentabilidade e melhor conforto aos utentes do espaço e incluirá tratamento acústico das paredes e restauro do teto falso. A zona da cafetaria será remodelada e reequipada, incluindo a criação de zona de esplanada no espaço exterior. A régie, sendo fundamental para o controle da qualidade do som da sala, irá ser instalada no piso 2, trazendo a bancada de controlo de som para dentro do auditório, de modo a reunir as melhores condições técnicas. No piso 1, para além do 1º balcão, será criada uma sala polivalente. O edifício será iluminado no seu exterior por projetores.
Entretanto, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) anunciou a aprovação da candidatura da Câmara Municipal apresentada ao Programa Operacional Regional Centro 2020, para requalificação deste equipamento cultural, tendo sido aprovado um apoio de perto de 1.4 ME.
Teatro São Pedro, Abrantes