Rancho Folclórico Casais de Santa Teresa
Folclore em Alcobaça

Grupos Etnográficos, tradições e atividades no Concelho

  • Rancho Folclórico Casais de Santa Teresa
  • Rancho Folclórico de Acipreste
  • Rancho Folclórico do Vimeiro
  • Rancho Folclórico dos Moleanos
  • Rancho Folclórico e Etnográfico “Papoilas do Campo” de Cela Velha
  • Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções
Rancho Folclórico Casais de Santa Teresa

O Rancho Folclórico Casais de Santa Teresa pertence a uma pequena aldeia que lhe deu o nome, Casais de Santa Teresa, situada junto à imponente Serra de Aire e Candeeiros. Este grupo tem a felicidade de pertencer à histórica freguesia de Aljubarrota, que por sua vez se integra no concelho de Alcobaça.

Rancho Folclórico Casais de Santa Teresa

Rancho Folclórico Casais de Santa Teresa

Rodeados de história e tradições, as gentes humildes viviam essencialmente do trabalho do campo, onde o grupo fundamenta os trajes de azeitoneiros, moleiros, vinhateiros, feirantes, entre outros. O Rancho Folclórico Casais de Santa Teresa foi fundado em 2006 e tem vindo a recolher a riqueza que os antepassados deixaram em herança, transmitindo isso mesmo através das suas danças e cantares.

Rancho Folclórico do Vimeiro

O Rancho Folclórico do Vimeiro é uma associação de natureza etnográfica do Concelho de Alcobaça com sede no pavilhão desportivo do Vimeiro. Realiza em 2021 o seu 25° aniversaria.

Rancho Folclórico do Vimeiro, Alcobaça

Rancho Folclórico do Vimeiro, Alcobaça

Rancho Folclórico dos Moleanos

O Rancho Folclórico dos Moleanos foi fundado em 1978 e vem-se, desde então, dedicando à recolha de tradições, na zona serrana do concelho de Alcobaça, dando especial atenção aos trajes, modas, danças superstições, lendas, provérbios, jogos, festas, medicina popular e objetos de uso comum. Os trajes, uns genuínos e outros cópias fiéis dos utilizados no final do século XIX, princípio do século XX, não são ricos mas variados, representando aspetos da vida local. Destacam-se, entre outros, o de moleiros, azeitoneiros, trabalhadores da eira, noivos. Apresenta, entre outras modas, a Dança Serrana, a Moda a Dois Passos e o Fado e as Carreirinhas.

Rancho Folclórico dos Moleanos

Rancho Folclórico dos Moleanos

Desde 1987 tem organizado o seu festival de folclore, em Alcobaça. Participou em vários programas de televisão, festivais de folclore, festas e romarias por todo o país e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e França. Em 1987 fundou a sua Escola de Música, com finalidade de incentivar os jovens da terra à iniciação musical e assegurando, deste modo, a continuidade de músicos para integrar a tocata do Rancho. Em 1994, representou a Estremadura no Festival de Folclore do Algarve e em 1995 foi declarado Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. O Rancho Folclórico dos Moleanos é um dos mais representativos do Concelho de Alcobaça.

Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções

Fundado em 1987, o Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções está sediado no lugar que lhe deu o nome de Louções, aldeia da freguesia de Turquel e do concelho de Alcobaça. Desde 1993, está filiado na Federação de Folclore Português e é sócio da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura. Apresenta como trajes: domingueiros, trabalhadores abastados e trabalhadores do campo. Tem percorrido Portugal de norte a sul tendo, também, já atuado no estrangeiro, com o objetivo de levar de terra em terra as recordações dos seus antepassados, mantendo-as vivas e respeitando-as.

Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções

Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções

Rancho Folclórico de Mira - Serra Louções, Alcobaça

Rancho Folclórico de Mira – Serra Louções, Alcobaça

Rancho Folclórico de Acipreste

Acipreste que é uma aldeia da freguesia de Évora do concelho de Alcobaça. É um lugar de cor, devido aos frutos dos pomares que o constituem, o que torna esta localidade uma das principais fontes de produção do setor. Com uma população essencialmente rural, mantém na lide do campo alguns dos ensinamentos agrícolas transmitidos pelos monges cistercienses. Fundado em 1980, o Rancho integra-se na Associação Recreativa do Acipreste. É sócio efetivo da Federação do Folclore Português e da Associação de Folclore da Região de Leiria – Alta Estremadura. No início, apresentava-se com um grupo infantil e um grupo adulto, mas atualmente apenas só com um grupo, com idades entre os 4 e os 80 anos.

Rancho Folclórico de Acipreste

Rancho Folclórico de Acipreste

Tem desenvolvido bastantes recolhas e compilado ao máximo o seu espólio etnográfico regional. No entanto, com a certeza que muito está por descobrir, mas que a cada dia que passa se torna mais difícil.
O grupo apresenta-se no seu essencial com trajes e utensílios de trabalho, pois era uma localidade muito pobre e onde muitas das pessoas se tinham de deslocar para outras terras vizinhas para ganhar a “jorna” ou até mesmo fazer trabalhos sazonais como vindimas, ceifas, apanha da azeitona e cavas. As pessoas mais abastadas não eram muitas e as que existiam eram proprietárias de quase todas as terras. Os modelos dos trajes que vestem são cópias fiéis de modelos cedidos aquando das recolhas. Das modas que o grupo apresenta destacam-se as danças de roda e os viras.

Rancho Folclórico Papoilas do Campo de Cela Velha
Rancho da Cela, Alcobaça

Rancho Folclórico Papoilas do Campo de Cela Velha

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *