Alcobaça e os seus festivais

Cistermúsica, Alcobaça
Festivais de Música em Alcobaça

Eventos, festivais, ciclos e encontros de música no Concelho

Cistermúsica

Rua Frei António Brandão, 50-52
2460 – 047 Alcobaça
Sítio: www.cistermusica.com

Nascido em 1992 por iniciativa do Município de Alcobaça, o Cistermúsica é organizado, desde 2002, pela Banda de Alcobaça, tendo o apoio institucional do mesmo Município e da Direção-Geral das Artes. O Cistermúsica, Festival de Música de Alcobaça, apresenta, anualmente, alguns dos melhores intérpretes de música e de dança na cena nacional e internacional. Sob o lema “Um clássico para todos” o Cistermúsica apresenta, há cerca de 3 décadas, uma programação de referência, acolhendo os mais reconhecidos artistas e agrupamentos de música erudita, em alguns dos mais emblemáticos locais do nosso património histórico. Ambiciona ser o promotor de uma rede nacional de programação, apresentando concertos e outras experiências artísticas inesquecíveis ao longo do ano, contribuindo desta forma para o desenvolvimento cultural e turístico do país.

Tendo como palco privilegiado o Mosteiro de Alcobaça, património UNESCO e obra-prima da arte gótica cisterciense, o Cistermúsica tem sido pioneiro na promoção de sinergias patrimoniais e culturais, com destaque para a “Rota de Cister” que leva a cultura ao património de norte a sul do país.

O Cistermúsica vive ainda para os mais novos, que encontram na secção “Júnior e Famílias” uma oferta diversificada, potenciando a formação de novos públicos, sensibilizando-os para o estudo, fruição e valorização das artes. A programação “Outros Mundos”, que privilegia o cruzamento da música com outras expressões artísticas (dança, videomapping, fotografia), apresenta também propostas culturais direcionadas a um público mais abrangente, levando aos palcos espetáculos de jazz, de fado e das músicas do mundo, entre outros géneros musicais.

Cistermúsica, Alcobaça

Cistermúsica, Alcobaça

Gravíssimo!

Festival e Academia Internacional de Metais Graves

Sob a direção de Sérgio Carolino e Hugo Assunção, Gravíssimo! é um festival que traz a Alcobaça alguns dos mais consagrados nomes internacionais. Pretende demonstrar a versatilidade dos metais graves, explora a música em vários registos, da música de câmara ao jazz, centrando-se no desenvolvimento do trabalho artístico em ensemble e na melhoria contínua da técnica individual dos participantes.

Gravíssimo! Festival e Academia Internacional de Metais Graves

Gravíssimo! Festival e Academia Internacional de Metais Graves

Festival do Atlântico

Facebook: www.facebook.com/festivalatlantico

O Festival do Atlântico é um festival de verão na Praia das Paredes da Vitória, Alcobaça.

Festival do Atlântico, Praia de Paredes da Vitória

Festival do Atlântico, Praia de Paredes da Vitória

Novo Palco

Uma das áreas mais prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus Covid-19 foi a cultura, que engloba artistas, autores, compositores, técnicos de som, de palco e de multimédia, entre muitas outras profissões ligadas a este enorme setor.

No sentido de apoiar os agentes culturais locais, a Câmara Municipal de Alcobaça apresentou o festival NOVO PALCO, um evento cultural multidisciplinar com artistas e grupos do concelho, no Cine-Teatro de Alcobaça e no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, em 2020-2021.

“Este evento pretende ser uma verdadeira celebração da profusa produção cultural do concelho de Alcobaça. Ao longo dos próximos 5 meses, o Município de Alcobaça dá uma oportunidade à enorme miríade de artistas alcobacenses para mostrarem todo o seu valor, ao mesmo tempo que os ajuda neste período conturbado da pandemia”, destaca a Vereadora da Cultura Inês Silva.