Rancho Folclórico do Carregado, Alenquer, 1981
Folclore em Alenquer

Tradições, grupos e atividades no Concelho

  • Rancho Folclórico do Carregado
  • Rancho Folclórico de Alenquer
  • Rancho Folclórico Os Camponeses de Canados

Ranchos, tradições e atividades

Rancho Folclórico do Carregado

Membro fundador da Federação de Folclore Português, o Rancho Folclórico do Carregado foi fundado a 24 de junho de 1969. O Carregado é a maior freguesia do concelho de Alenquer e situa-se numa zona de transição entre o Ribatejo e a Estremadura. Por isso, em termos de Folclore, recebe influências das duas províncias, e procura ser o mais fiel possível aos costumes, tradições, danças e cantares que lhe chegam através de pesquisas.

Os trajes são os antigos trajes domingueiros ou de passeio, de festa ou romaria e de trabalho em várias atividades, como ferrador, almocreve, lavrador, cavador, campino, valador, ceifeira, lavadeira, leiteira aguadeira e outros existentes na região. O repertório é rico e variado em danças e cantares, incluindo modas como fandango, viras, valsas, verde-gaios, fadinhos, bailaricos, picadinhos, carreirinhas.

RFC

Rancho Folclórico do Carregado

Rancho Folclórico do Carregado, 1981

Ao longo dos anos, o RFC tem participado nos melhores festivais de folclore de norte a sul de Portugal. Fez uma digressão pela Ilha da Madeira e deslocou-se a França, Espanha e Alemanha.

RFA

Rancho Folclórico de Alenquer

Rancho Folclórico de Alenquer

RFCC

Rancho Folclórico Os Camponeses de Canados

Rancho Folclórico Os Camponeses de Canados

Destaque o seu grupo!

Destaque Musorbis

Destaque Musorbis

Para inserir um grupo ou historial em falta, envie para meloteca@meloteca.com: será inserido gratuitamente. A fotografia em destaque neste momento é aleatória. Para ter foto destaque, contactos atualizados e estar no topo durante um ano opte pelo “Destaque Musorbis” (10€).

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *