Rancho Folclórico o Plátano de Alijó
Folclore em Alijó

Tradição, atividade e grupos folclóricos no Concelho

  • Região: Trás-os-Montes e Alto Douro (Alto Douro)
  • Distrito: Vila Real
  • Concelho: Alijó

02 grupos

  • Rancho Folclórico da Casa do Povo de Sanfins do Douro
  • Rancho Folclórico da Associação Cultural “O Plátano de Alijó”
Rancho Folclórico da Associação Cultural “O Plátano de Alijó”

Associação Cultural que defende e preserva os costumes e tradições da Região do Douro, mais precisamente da freguesia de Alijó.

RCPA

Rancho Folclórico o Plátano de Alijó

Rancho Folclórico o Plátano de Alijó

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Sanfins do Douro

A origem deste grupo data dos anos 1960, quando ainda eram muito frequentes as organizações de oferendas para o Hospital Municipal. Em cada cortejo, principalmente a juventude, era mobilizado e trajando a rigor, desfilava, dançando e cantando as suas modas. Em 1981 nasceu oficialmente o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Sanfins do Douro e em 2001 passou a designar-se Rancho Folclórico da Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro.

Este pretende representar uma Roga de vindimadores, em que os trabalhos campesinos têm a sua máxima expressão na Dança das Vindimas. É formado também por um grupo de cantadores de Reis ou Janeiras, que têm vindo a somar êxitos em todas as suas atuações. O seu folclore foi já exibido de Norte a Sul do país e também no estrangeiro.

Organiza anualmente um Festival Nacional de Folclore, tendo já realizado dois festivais de nível internacional.

Fontes do Musorbis Folclore:

No Musorbis foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e foram corrigidos erros de português.

Destaque o seu grupo!

Destaque Musorbis

Destaque Musorbis

Para inserir um grupo ou historial em falta, envie para meloteca@meloteca.com: será inserido gratuitamente. A fotografia em destaque neste momento é aleatória. Para ter foto destaque, contactos atualizados e estar no topo durante um ano opte pelo “Destaque Musorbis” (10€).