Rancho Folclórico "Verdes Campos" de Jungeiros
Folclore em Aljustrel

Tradições, grupos etnográficos e atividades no Concelho

  • Alentejo (Baixo Alentejo)
  • Distrito: Beja
  • Concelho: Aljustrel

02 grupos

  • Grupo Etnográfico de Danças e Cantares “Planície Alentejana”
  • Rancho Folclórico Verdes Campos de Jungeiros
Grupo Etnográfico de Danças e Cantares “Planície Alentejana”

O Grupo Etnográfico de Danças e Cantares “Planície Alentejana” foi fundado em 1996, tendo-se constituído como associação em 22 de dezembro de 1998.

Tem a sua sede no lugar de Montes Velhos, freguesia de São João de Negrilhos. O seu objetivo principal é recolher, preservar e divulgar as danças, cantares, trajes e tradições da sua terra.

Os principais temas do seu reportório, recolhidos em Montes Velhos, são os seguintes: Vai de Centro ao Centro; Andorinha Andar Andou; Valsa Alentejana; Quatro Raparigas; e Ao Passar a Passadeira.

Montes Velhos – 7600
S. JOÃO DE NEGRILHOS

Grupo Etnográfico de Danças e Cantares “Planície Alentejana”

Grupo Etnográfico de Danças e Cantares “Planície Alentejana”

Rancho Folclórico Verdes Campos de Jungeiros

Sediado em Jungeiros, 7600, S. São João de Negrilhos, o Rancho Folclórico Verdes Campos de Jungeiros surgiu depois de um grupo de pessoas ter participado nas marchas populares e achar que se deveria fazer algo mais pelos usos e costumes da aldeia. O Rancho fez a sua primeira aparição ao público no dia da Padroeira da terra, Senhora da Conceição, 8 de dezembro de 1987. Foi registado com o mesmo nome no Cartório Notarial de Aljustrel no ano seguinte, sendo o 1º Rancho do Concelho. O seu elenco é composto por 44 elementos com idades entre os 2 e os 70 anos. Tem por objetivo recolher, estudar e divulgar os usos, costumes, danças e cantares do povo, bem como ocupar os tempos livres dos jovens.

Os trajes existentes representam algumas das atividades mais importantes na região, ceifeiro, mondadeira, lavadeira, manageiro, boieiro, aguadeira, limpador, padeira, moleiro, criada de servir, azeitoneira, azeitoneiro, pastores de ovelhas e porcos, trajes de trabalhos na eira, noivos e trajes de Domingo,

O rancho tem participado em vários eventos como o Piquenicão em Mafra, Ovibeja, Rural Beja, Feira do Campo, Festas e romarias de Norte a Sul do Pais, Festivais de Folclore. A tocata inclui acordeões, reco, bombo, ferrinhos, pandeiretas.

Jungeiros está situado no coração do Baixo Alentejo a 35 km de Beja, no concelho de Aljustrel, Freguesia de São João de Negrilhos. A freguesia é constituída por três aldeias, com cerca de 2000 habitantes. Está filiado no INATEL, e tem como atividades divulgar o Folclore, cantar as Janeiras e os Reis, tocar o Sábado Aleluia, matança do porco, e a realização do seu Festival, no 1º fim-de-semana de julho.

São suas modas: Ao romper da bela aurora, Saudação da nossa terra, Ceifeiras do Alentejo, Erva Cidreira, Moda dos passinhos, Valsa do Amor, Pavão, Tenho sede lindo amor da-me água, Aljustrel é nosso concelho, Erva loira, Moda da carrasquinha, Papagaio da pena amarela, Ai morena, Vaio ao centro ao meio, Freixeiro, Casaca amarela, Triste viuvinha, Vira virando, Alentejo sol e trigo.

Rancho Folclórico "Verdes Campos" de Jungeiros

Rancho Folclórico “Verdes Campos” de Jungeiros

Destaque o seu grupo!

Destaque Musorbis

Destaque Musorbis

Para inserir um grupo ou historial em falta, envie para meloteca@meloteca.com: será inserido gratuitamente. A fotografia em destaque neste momento é aleatória. Para ter foto destaque, contactos atualizados e estar no topo durante um ano opte pelo “Destaque Musorbis” (10€).