Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense
Músicos do Concelho de Aljustrel

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

BANDAS FILARMÓNICAS

Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense

Fundada em 1942, por antigos músicos de anteriores filarmónicas, a SMIRA entrou em novo interregno em 1952, após a sua fusão com a Associação de Bombeiros de Aljustrel, numa tentativa de superar as dificuldades em manter o regente. A música foi suspensa numa pausa de mais de vinte anos. Em 1975, surgiu novo fôlego, sendo a SMIRA reorganizada e instalada no Edifício das Escolas Reis, por cedência do presidente da Câmara Municipal de Aljustrel.

Os estatutos aprovados em 1943 foram readoptados. Desde então a SMIRA, tem vindo a promover a ação cultural junto dos seus associados e população do concelho de Aljustrel. Assumindo como principal atividade o ensino e divulgação da música, a SMIRA atualmente com trezentos e dez sócios, assegura a organização e funcionamento de uma escola de música responsável pela iniciação e formação musical de jovens, imprescindível para a manutenção e renovação da sua banda filarmónica.

A escola de música tem vinte e um jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos. A banda tem trinta e seis executantes, quinze até aos 20 anos de idade, catorze entre os 20 e os 25 anos de idade, sendo os restantes sete, maiores de 25 anos de idade. Quanto à distribuição por sexo, novamente o sexo feminino é maioritário com vinte e três elementos. No campo da educação musical, é de salientar o protocolo estabelecido entre a SMIRA, a Câmara Municipal de Aljustrel e o Conservatório Regional de Música do Baixo Alentejo, que tem por objetivo o aprofundamento dos estudos e melhoria da capacidade interpretativa dos jovens executantes da banda.

A SMIRA, através da sua banda, tem vindo a participar ativamente em eventos diversos, para além dos tradicionais concertos, arruadas, procissões e touradas. Neste âmbito, destaca-se a participação em projetos organizados pelas autarquias locais, designadamente Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Aljustrel – Concerto de Páscoa, comemorações do 25 de Abril, Feira do Campo, Santos Populares, Quartas à Noite. Privilegiando a divulgação da música e um contacto estreito e regular com as populações do concelho, a SMIRA, numa parceria com as cinco Juntas de Freguesia, tem vindo a levar a efeito o projeto “Primavera Musical”, com a realização de um concerto em cada uma das cinco freguesias do Concelho.

São numerosas as participações em eventos regionais, nacionais e internacionais, dos quais se destaca a participação na Ovibeja, em Concertos realizados na Casa do Alentejo, em Lisboa, e em Encontros de Bandas congéneres, com especial incidência para o Alentejo e Algarve. Nas participações internacionais, é de salientar a cooperação com Hem, em França que esteve na origem do processo de geminação.

SMIRA

Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense

Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense

OUTRAS BANDAS

4ª Série

música ligeira

Urbanização Coronel Mourão, Lt. 2 / 7600 ERVIDEL

Banda Karisma 

música de baile

Travessa dos marcos 7600-131 ALJUSTREL

marROCKhino

rock

Rua Santa Bárbara 71 | 7600-078-ALJUSTREL

Kádaterra

Rua 5 de Outubro, nº 119 7600-054 ALJUSTREL

SoundMakers

Casa do Povo de ERVIDEL
7600-ERVIDEL

The 70’s Volts

ERVIDEL

Grupo Musical d’Novo

música ligeira

7600 ALJUSTREL

Gilberto Godinho

Bairro do Malpique, lote 3 / 7600 ALJUSTREL

Nova Aurora

Encosta da Sra. do Castelo, lote 7-A – 7600 ALJUSTREL

Manuel Alexandre Góis Baião

acordeonista

Rua 1º de Maio nº 7 / 7600 – 503 RIO DE MOINHOS

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *