Banda da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alvito
Filarmónicas de Alvito

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Alvito é uma vila e sede de município do distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, com cerca de 2504 habitantes. Com sede na vila homónima de Alvito, o Município de Alvito tem 264,85 km² de área e 2 504 habitantes, subdividido em 2 freguesias.

Banda da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alvito

A Banda da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alvito começou em 1978 quando Eliseu Efigénio tomou a iniciativa de reunir alguns dos membros da antiga Filarmónica 1º de Dezembro na tentativa de refazer a Banda e solicitou à Direção dos Bombeiros que fosse integrada nos quadros da Associação sob a denominação de Banda dos Bombeiros de Alvito.

A Banda fez a primeira atuação em 18 de março de 1979. Ao longo de 10 anos, a Banda, liderada pelo maestro Augusto Penedo, participou em concertos e festas, um pouco por todo o País. Em 1998, o Maestro Augusto solicitou à direção da Associação a dispensa das funções por motivos de saúde, e a Banda desintegrou-se. Em 1997, a direção, aproveitou os apoios da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia de Alvito e Vila Nova da Baronia, e levou por diante a reativação da Banda convidando Manuel Sardinha para dirigi-la. A sua primeira atuação em 1 de dezembro desse ano.

Em 1999 houve necessidade de revitalizar a Banda pelo que a direção substituiu Manuel Sardinha por Francisco Lopes e José Peralta. Passado algum tempo por impossibilidade de José Peralta procedeu-se à substituição deste pelo Mestre Francisco Pereira.

Em 2005, com a morte inesperada de Francisco Pereira foi contratado o Maestro Mauro Barroso. Atualmente a Banda é composta por 36 elementos. Tem uma Escola de Música com cerca de 20 alunos fazendo alguns parte da Banda, formados pelo Maestro Mauro Barroso. A Banda tem executantes das freguesias de Alvito, Vila Nova da Baronia, Viana do Alentejo, Vila de Frades e Vidigueira, variando as suas idades entre os 8 e mais de 70 anos. Atuou em concertos, serviços marciais, encontros de bandas e atuações, no Concelho e fora dele.

BFBVA

Banda da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alvito

Banda da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alvito