Amadora e os seus bombos
Grupos de Bombos da Amadora
Bombos, Zés Pereira, grupos e eventos de percussão tradicional no Concelho
Os grupos bombos, também conhecidos por Zés Pereiras, são agrupamentos de percussão tradicional com presença habitual nas romarias e festas de aldeia, em peditórios para a festa e em despiques de vários grupos, em eventos de de recriação histórica (feiras medievais) e outros.
Fontes: Tocá Rufar, portais municipais, páginas dos grupos
- Bombrando (Encosta do Sol)
- Dágadagadá (Alfornelos)
Bombrando
Dinamizado pela Junta de Freguesia de Encosta do Sol desde 2003, o projeto de percussão e gaitas de foles Bombrando é dirigido por António Neves. Conta com cerca de 20 elementos, jovens entre os 10 e os 20 anos.
Os estilos e ritmos musicais são diversificados, como os populares portugueses, os ritmos africanos e ainda a mistura de géneros, desde Bolero de Maurice Ravel, Thriller do Mickael Jackson, entre outros, proporcionando um espetáculo de enorme riqueza musical ao qual ninguém consegue ficar indiferente.
Os Bombrando contam já com atuações em vários pontos do país e duas participações internacionais em Liverpool.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759