Banda Musical de Amarante

Filarmónicas de Amarante

Bandas de Música, história e atividades

  • Banda Filarmónica de Amarante
  • Banda Musical de S. Martinho de Mancelos
Banda Filarmónica de Amarante

A Banda Filarmónica de Amarante foi fundada a 1 de dezembro de 1854 sob a denominação de “Filarmónica Amarantina”. Nessa data saiu à rua, pela primeira vez, para celebrar a Restauração da Independência de Portugal. Passou a chamar-se “Banda dos Bombeiros Voluntários de Amarante” em 1931. Passou a ter o seu nome atual por escritura pública, a 10 de janeiro de 1983. Nos anos 80, sob a direção de uma equipa liderada pelo Pe. Joaquim Pacheco, que marcou um longo ciclo na história da Banda, a instituição ganhou grande projeção e participou em inúmeras festas e serviços em solo Português e não só. Em 1991, foi reconhecida como Associação de Utilidade Pública e em 1995 foi agraciada com a “Medalha de Honra do Município de Amarante”.

Em 2008, a BMA levou a cabo a 1ª edição do Estágio de Verão e o Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão. Em 2012, venceu o 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional do Ateneu Artístico Vilafranquense, realizado em VilaFranca de Xira. A BMA é, desde 2013, dirigida por uma equipa liderada pela Dra. Marta Marinho que apostou na revitalização da escola da banda e na formação dos seus elementos mais jovens. O EVAM (Estágio de Verão) continua a ser uma grande aposta da BMA e tem vindo a realizar-se anualmente com o apoio da Câmara Municipal de Amarante.

Contou já com a participação de mais de 500 músicos, sob a direção artística de maestros como Fernando Marinho, Rafael Agulló Albors, Jose Rafael Pascual Vilaplana, David Fiuza e Douglas Bostock. Viu aprovado o apoio da DGARTES no âmbito do projeto “A Banda e a Cidade” para o biénio 20/21, tendo programada uma vasta agenda cultural e formativa. A BMA tem no seu ativo cerca de 55 elementos sob a direção do maestro Hugo Folgar Ferreiro e realiza com regularidade atuações em toda a Zona Norte e Centro do País.

BMA

Banda Musical de Amarante

Banda Musical de Amarante

Banda Musical de S. Martinho de Mancelos

A Banda Musical de S. Martinho de Mancelos, no concelgo de Amarante, é coletividade musical fundada nos finais do século XIX. Tem por objetivos a promoção cultural, desportiva e recreativa. Em 1978, construiu a sua sede e inaugurou o Parque Infantil e o Centro Social e Cultural da Banda de S. Martinho de Mancelos.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *