Amarante e as suas oficinas de instrumentos

Alcino Silva, construtor de bombos, de Amarante
Oficinas de instrumentos musicais em Amarante

Construção artesanal, manutenção, reparação e restauro

Alcino Silva

Alcino Silva é um executante e construtor de bombos do concelho de Amarante, distrito do Porto. Fabrica instrumentos para grupos de todo o Concelho Construiu os primeiros bombos do Grupo de Bombos de Santo André.

Prática antiga era o despique que começava às 22h00 e acabava às 6h30 da manhã. O despique era com os bombos sempre a tocar, quem ficava cansado parava. O grupo que aguentava mais tempo era aquele que ganhava, mas enfim todos ganhavam. Os Bombos de Santo André aguentavam sempre até o fim. Atualmente no despique cada grupo toca 10 minutos, depois deitam os fogos de artificio. Depois disso os grupos começam a tocar mas apenas até às 3h da manhã. No despique há um repertório que não precisa de gaita o de concertina. Antigamente o grupo era constituído por caixas e bombos, depois veio a gaita de foles e e agora há também a concertina.

O grupo de bombos começou com o irmão da avó do Alcino há mais de 8 décadas. Ele fazia caixas e bombos e  trabalhava na agricultura. Durante as pausas do trabalho tocava o bombo. Como Alcino era o sobrinho tinha sempre a ideia de tocar e na escola costumava treinar em latas. Pelos 10 anos já sabia tocar e ia a tocar com o tio. Aos 22 anos casou e foi a morar numa outra aldeia onde fundou o grupo de bombo (de Santo André). O grupo era conhecido em todos os lugares mas o som era diferente porque o bombo deles era de pele.

Construiu a primeira caixa com caixa em latão e madeira de lódo. Constrói também outros instrumentos e trabalha com com vários materiais e fez uma máquina para construir o bombo. O meio do bombo é de platex e os arcos de madeira de pinho, mas dá para fazer com outras madeiras. Há bombos de chapa e madeira. Alcino tem em casa outros instrumentos que ele construiu como o banjelos e a rabeca. Tem uma caixa com bordões com mais de 80 anos de idade que conseguiu ganhar.

Alcino deu o nome Santo André porque era o padroeiro da aldeia onde morava.

Alcino Silva, construtor de bombos, de Amarante

Alcino Silva, construtor de bombos, de Amarante

Fonte: Bombos de Portugal, adaptado por António José Ferreira