Banda de Música de Anadia, créditos Câmara Municipal de Anadia
Filarmónicas de Anadia

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

EDAC-Banda de Música de Anadia

A Banda de Música de Anadia foi fundada em 1949, então ligada aos Bombeiros Voluntários de Anadia. Foi o seu principal fundador o Dr. Fernando Costa e Almeida, anadiense que quis proporcionar à juventude uma ocupação cultural dos tempos livres.

Teve como primeiro Mestre Joaquim José Ramos Lopes. A sua primeira apresentação ao público anadiense teve lugar em 1950, aquando da inauguração do Bairro Cancela de Abreu. Em janeiro de 1951 participou nas festas religiosas da Vila de Anadia em honra do Mártir S. Sebastião.

Durante alguns anos a Banda de Música de Anadia foi acarinhada pelas direções dos Bombeiros Voluntários de Anadia que, mais tarde, por dificuldades e uma grave crise gerada, levou a Banda de Música de Anadia para outro caminho. Em 1976 inaugurou a sua sede na Rua Fausto Sampaio, espaço já existente e cedido pela Câmara Municipal de Anadia.

Banda de Música de Anadia, 1975

Banda de Música de Anadia, 1975

Em 1990 lavrou escritura no Cartório Notarial de Anadia, tendo como objetivo cultivar e desenvolver a arte musical, estando inscrita no Inatel como CCD, sob o nº. 2771, desde 11 de outubro de 1994.

Tendo passado por obras de restauração e adaptação, a sede tem hoje uma excelente sala de ensaios além de outras divisões ao serviço da Banda bem como da sua Escola de Música. Em 1999, quando do seu 50º Aniversário, a Câmara Municipal de Anadia, em reconhecimento pelo trabalho realizado e pelo facto de ser a única Banda de Música no concelho, cedeu o direito de superfície do edifício/sede, contributo enriquecedor de uma espaço cultural que muito vem valorizar a Música de Anadia.

A Banda é composta por 32 elementos, oriundos da sua própria Escola de Música, atualmente com cerca de duas dezenas de alunos, alguns também alunos de Conservatório de Música, e que tem sido “alfobre” da coletividade. Tem como responsáveis o referido Regente bem como o Contramestre Manuel Germano Silva Dimas, que dirige o seu ensino desde 1982 e é executante de sax-tenor na Banda desde 1967.

Tem como atividades correntes, para além da Escola de Música (gratuita), um coro litúrgico e participa em festas religiosas (procissões, arruadas), comemorações (Dia Mundial da Música, 25 de Abril, Vindimas da Bairrada), concertos e ainda desfiles, festivais, inaugurações e intercâmbios.

Quando necessário apoia os seus músicos em ações de formação, dando também apoio pedagógico aos alunos que frequentam o Conservatório de Música.

Em 2003, sob a direção artística de André Dimas, a Banda de Música de Anadia gravou o seu primeiro CD.

Desde a sua fundação têm tido vários regentes na direção musical. Depois de Joaquim José Ramos Lopes (1.º Mestre), estiveram ao seu serviço António Campos, Manuel (da Leonarda) Gomes Fernandes, António Saúde, Flávio dos Santos, António Luís de Brito, Manuel Lindo Pleno, Carlos Marques, Fernando Fernandes e André Dimas. O seu Diretor Artístico atual é Carlos Alberto Amorim Cunha.

Banda de Música de Anadia, créditos Câmara Municipal de Anadia

Banda de Música de Anadia, créditos Câmara Municipal de Anadia

BANDAS DE MÚSICA EXTINTAS

Banda de Paredes do Bairro

A Banda de Paredes do Bairro (Anadia) foi fundada em 1888 e extinta em 1898. Conhecem-se-lhe dois regentes: Rolhas, e Adriano da Silva Carvalho, professor primário.

Música do Serra

A “Música do Serra», de Anadia, foi fundada em 1874 pelo Dr. José Paulo Cancela, Manuel Bonito e outros. Teve como regentes: Serra, José Guimarães e Teodomiro Argênteo. Terminou em 1910 ou 1911.