Angra do Heroísmo e os seus órgãos de tubos
Órgãos de tubos do concelho de Angra do Heroísmo [7]
[ Ilha Terceira ]
De acordo com as informações disponíveis, existem órgãos de tubos nas seguintes igrejas do Concelho:
Igreja do Colégio
[ Igreja do Palácio dos Capitães Generais ]
A Igreja do Colégio possui um órgão histórico da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, opus 56, construído em 1798, restaurado por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria, em 1994.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição possui um órgão histórico da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, opus 81, construído em 1815, restaurado por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria, em 1996.
Igreja da Misericórdia de Angra do Heroísmo
A Igreja da Misericórdia de Angra do Heroísmo possui um órgão histórico da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, opus 104, construído em 1829, restaurado por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria, em 1998.
positivo de armário com portadas abertas
Igreja Matriz de Santa Bárbara
[ Santa Bárbara de Nicomédia ]
órgão histórico da autoria de Joaquim António Peres Fontanes, 1793.
Igreja do Convento de São Francisco
[ Nossa Senhora da Guia ]
A Igreja de Nossa Senhora da Guia, anexa ao Edifício de São Francisco, é um edifício de arquitetura religiosa de estilo chão, estilo arquitetónico português marcado pela austeridade das formas. Ergue-se sensivelmente no mesmo local de uma pequena Capela mandada construir, ainda no século XV, com o mesmo orago, pelo capitão Afonso Gonçalves de Antona Baldaia, um dos primeiros povoadores da Ilha junto à sua moradia. Lugar-tenente de Álvaro Martins Homem, acompanha-o quando este toma pose da Capitania da Praia, em 1474, doando a casa aos primeiros frades franciscanos que para aqui vieram, tendo a Capela passado a servir como igreja conventual.
Montra do órgão
A Igreja de Nossa Senhora da Guia possui um órgão histórico da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, opus 22, construído em 1788, restaurado por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria, em 2011.
Igreja do Recolhimento de São Gonçalo
[ do antigo Convento de São Gonçalo ]
A Igreja do Recolhimento de São Gonçalo possui um órgão histórico da autoria de Joaquim António Peres Fontanes, 1793, restaurado por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria, em 1996.
Montra do órgão
Sé [ Catedral ] de Angra do Heroísmo
[ Igreja do Santíssimo Salvador ]
A Sé de Angra do Heroísmo possui um órgão de três teclados manuais e pedaleira localizado no coro alto, composto de 1 586 tubos sonoros, da autoria de Dinarte Machado Atelier Português de Organaria, 1993, n.º 1.
Montra do grande órgão