Angra do Heroísmo e as suas tunas

RExA - Real Extudantina dos Açores
Tunas e estudantinas de Angra do Heroísmo

História e atividades no Concelho de Angra (Ilha Terceira, Açores)

  • N.E.P.T.U.N.A. – Nobre Enfermagem Poderosa Tuna Universitária Nos Açores
  • RExA – Real Extudantina dos Açores
  • TAESEAH – Tuna Académica da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo
  • T.U.S.A. – Tuna Universitas Scientiarium Agrariarum
N.E.P.T.U.N.A. -Nobre Enfermagem Poderosa Tuna Universitária nos Açores

Canada dos Melancólicos
9700-878 Angra do Heroísmo
Correio eletrónico: eternamenteneptuno1@gmail.com

A TAESEAH – Tuna Académica da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo nasceu em 1999. N.E.P.T.U.N.A. inspira-se no simbolismo do deus Neptuno, Senhor das Águas e Marés do Atlântico que banham as costas das Ilhas.

RExA – Real Extudantina dos Açores

A RExA – Real Extudantina dos Açores nasceu em 2007. A 24 de janeiro de 2009, apresentou-se ao público pela primeira vez no Auditório do Ramo Grande na Praia da Vitória. Nessa “I Gala da Real Extudantina dos Açores” estiveram presentes todas as tunas académicas da ilha Terceira. Como parte integrante do espetáculo, aconteceu ainda uma homenagem a músicos naturais da Praia da Vitória. No decorrer de 2009, a RExA atuou um pouco por toda a ilha, incluindo as Festas Sanjoaninas, Festas da Praia e os festivais de tunas que aconteceram na ilha (extra-concurso).

Em 2010, a RExA organizou a sua II Gala, no Auditório do Ramo Grande, homenageando, no decorrer da mesma, o músico e compositor Luís Gil Bettencourt. Deslocou-se ao Funchal, ilha da Madeira, para participar no X FESTA – Festival Internacional de Tunas do Atlântico, atuando ao lado de conceituadas tunas portuguesas e espanholas. No mês seguinte participou, a concurso, no festival Noites de Bruma que decorreu no Teatro Angrense.

Em 2011, levou a efeito a sua III Gala. Nesta edição coube a homenagem à intérprete e compositora Susana Coelho. Uma vez mais, participaram tunas académicas da ilha Terceira.

Em 2012, a RExA deslocou-se a Castelo Branco a convite da organização do XIII FITAs – Festival Internacional de Tunas Académicas em Castelo Branco. A partir desse ano, a participação da RExA a concurso em festivais internacionais, em representação da ilha Terceira e dos Açores, tornou-se anual.

Em 2013 participou no X “Terras de Cante” – Festival Internacional de Tunas Universitárias da Cidade de Beja e no ano seguinte (2014) no XV “El Açor” – Festival Internacional de Tunas em Ponta Delgada, assim como no X “Ciclone” – Festival de Tunas Cidade de Angra do Heroísmo, em Angra do Heroísmo.

Em 2015 apresentou-se na Covilhã, no XIII FESTUBI – Festival de Tunas da Universidade da Beira Interior e em 2016 no XVII “El Açor” – Festival Internacional de Tunas em Ponta Delgada e no XIV Festa Ibérica – Festival Internacional de Tunas Universitárias de Trás-os-Montes e Alto Douro na cidade de Vila Real.

Correio eletrónico: real.extudantina.acores@gmail.com

RExA - Real Extudantina dos Açores

RExA – Real Extudantina dos Açores, créditos Antero Ávila

TAESEAH

Tuna Académica da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo

Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo
9700-878 Angra do Heroísmo
Correio eletrónico: taeseah@hotmail.com

A TAESEAH nasceu a 17 de Janeiro de 1993. É constituída por 50 elementos de ambos os sexos, de todos os recantos de Portugal, desde o arquipélago açoriano até ao madeirense, de Faro a Monção. Realizou atuações um pouco por todo o Portugal Continental e Insular. Organiza o Olé Tunas – Festival de Tunas Académicas da Ilha Terceira (nona edição em 2011). 33 tunas e 1200 jovens de todo o País tinham-se apresentado em Angra, em 2011.

TAESEAH - Tuna Académica da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo

TAESEAH – Tuna Académica da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo

T.U.S.A. – Tuna Universitas Scientiarum Agrariarum

Universidade dos Açores, Campus de Angra do Heroísmo
Rua Capitão João d’Ávila
Pico da Urze
9700-042 Angra do Heroísmo
Correio eletrónico: tusa_ua@yahoo.co.uk

A T.U.S.A é a tuna masculina da Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores. Teve o seu nascimento no dia 1 de março de 2002. Conta com cerca de 25 elementos, todos de sexo masculino. A estreia desta tuna teve lugar no dia 31 de outubro de 2002, na festa da castanha, na Terra-Chã,  apadrinhada pela Tuna Académica Sons do Mar do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.

Organiza anualmente, na data do seu aniversário “O Ciclone”, Festival Internacional de Tunas, que já conta com 4 edições.

A T.U.S.A. orgulha-se de possuir um repertório constituído apenas por temas originais.

T.U.S.A. - Tuna Universitas Scientiarum Agrariarum

T.U.S.A. – Tuna Universitas Scientiarum Agrariarum