Aveiro e os seus auditórios

Teatro Aveirense

Auditórios de Aveiro

Salas de espetáculo do Concelho

Casa de Música de Aveiro

A Casa de Música de Aveiro, nova sede da Associação Musical das Beiras/Orquestra Filarmonia das Beiras, foi inaugurada pela Câmara Municipal de Aveiro a 1 outubro de 2024.

A inauguração resulta de um protocolo de cooperação, entre a câmara e aquela associação, que envolve o apoio institucional, logístico e financeiro no valor de 50 mil euros por ano, para a realização das atividades da Associação Musical das Beiras (concertos, ações de atração de novos públicos, formação orientada para as escolas, espetáculos teatrais com música, óperas e grupos de câmara).

Este edifício – anteriormente apelidado Centro Cívico de Aradas – foi recentemente requalificado, num investimento de 1.1 milhões de euros por parte da autarquia, para dar uma nova vida a um espaço destinado à realização de atividades culturais.

A Casa de Música será parte integrante do Quarteirão de Artes e Cultura de Aveiro.

Casa de Música de Aveiro, foto Aveiro Mag

Casa de Música de Aveiro, foto Aveiro Mag

Teatro Aveirense

O Teatro Aveirense é uma estrutura municipal de programação regular nas várias áreas artísticas, destacando-se como estrutura de apresentação e produção por excelência e como um espaço para o conhecimento, para o pensamento e para a atualidade da criação.

Tem como filosofia de atuação a prestação de um serviço público, privilegiando os públicos locais e sua diversidade sociocultural, desenvolvendo a sua atividade de sensibilização, de formação e de criação de novos públicos.

É um espaço de fruição estética, de formação, pedagogia, difusão e promoção de identidade e cultura, um lugar onde se realiza um diálogo cultural e social aberto, no qual se apresentam diferentes perspetivas sobre a arte e a sociedade, procurando proporcionar visões de um futuro melhor, cada vez mais aberto para a Europa e para o Mundo.

Nessa sequência, o Teatro Aveirense assumiu ainda a sua área adjacente como palco natural, o Palco Praça, num desenho que se estende da Praça da República à escadaria do edifício Atlas Aveiro, assumindo uma programação desenhada especificamente para este lugar. Este novo palco estabelece uma ponte com os festivais organizados pelo Teatro Aveirense, distinguindo-se por uma presença mais assídua no tempo e concentrada no espaço.

Também as artes multimédia passaram a fazer parte do vocabulário do Teatro Aveirense nesta sua nova fase, opção manifestada na sua programação e no atual website, onde existe uma área com conteúdos específicos. Sem desvirtuar a sua missão de base, assente nas artes de palco, o Teatro Aveirense expande o seu campo de ação para outras formas de expressão artística, onde se incluem o vídeo, as artes digitais, as instalações sonoras e outras possibilidades congéneres. Uma estratégia pensada a longo prazo, com uma dimensão física e online, que convoca criadores de referência, artistas emergentes e o trabalho com a comunidade.

O Teatro Aveirense é desde 2016 gerido diretamente pela Câmara Municipal de Aveiro. Esta transferência de competências iniciou uma outra fase em matéria de política cultural na cidade, assumindo esta estrutura novas dimensões de programação, entre as quais a realização de festivais fora do seu espaço, de que são exemplo o Festival dos Canais, o Prisma / Art Light Tech e o Criatech – Criatividade Digital e Tecnologia.

Integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Teatro Aveirense

Teatro Aveirense