Azambuja e os seus músicos
Músicos naturais do Concelho de Azambuja
Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.
- Délio Gonçalves (maestro)
- Paulo Gaspar (clarinetista)
Délio Gonçalves
Capitão-de-fragata músico, chefe da Banda da Armada, Délio Gonçalves nasceu em Azambuja, onde iniciou os estudos musicais, inicialmente em Clarinete com o Maestro João Teófilo, e mais tarde em Fagote com Carolino Carreira.
A sua atividade está centrada na direção, trabalhando não só com músicos e agrupamentos profissionais, mas também no meio amador onde desenvolve uma atividade intensa, não só na direção, mas também lecionando em estágios e workshops de música, e colaborando com os mais diversificados acontecimentos musicais, tanto em Portugal como no estrangeiro. É mentor e organizador de alguns eventos musicais de destaque no país.
O Comandante Délio Gonçalves recebeu vários louvores e condecorações ao longo da carreira: duas Medalhas Militares de Serviços Distintos – Grau Prata, a Medalha Militar de Mérito Militar de 2ª Classe, uma Medalha da Cruz de São Jorge de 2ª Classe, quatro Medalhas da Cruz Naval – 2ª e 3ª Classes, e a Medalha Militar de Comportamento Exemplar – Grau Prata.
Clique AQUI para ler a bio completa.
Paulo Gaspar
Paulo Gaspar nasceu em Azambuja em 1970. Iniciou os estudos musicais no Centro Cultural Azambujense. Estudou no Conservatório Nacional e na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. É licenciado em Clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa e mestrado em Artes Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
É co-fundador do grupo “Dixie Gang” e tem colaborado com músicos como Sérgio Azevedo, Vitorino, Paco Bandeira, José Mário Branco, Jorge Palma, António Chaínho, Laurent Filipe, Tomás Pimentel, Sérgio Godinho, Luís Bragança Gil, Daniel Schvetz, Rui Veloso, Ala dos Namorados e Rodrigo leão.
Leia AQUI a biografia completa.
Paulo Gaspar