Beja e o seu folclore
Folclore em Beja
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Alentejo (Baixo Alentejo)
- Distrito: Beja
02 grupos
- Grupo Coral cantadores do Desassossego
- Grupo Coral Os Bubedanas
Grupo Coral cantadores do Desassossego
A eleição do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, em 2014, deu nova força às modas cantadas nos campos durante a ceifa do trigo e nas tabernas, no fim da jornada de trabalho.
Em janeiro de 2015, nasceu em Beja o grupo coral cantadores do Desassossego, composto por 26 homens a cantar o Alentejo. O grupo começou logo após o cante alentejano ser aclamado como património, com uma reunião de amigos.
Embora se trate de um grupo recente, os cantadores já mostraram as modas do cancioneiro alentejano em atuações dentro e fora de Portugal, preservando, assim, a identidade sonora da região.
Grupo Coral Os Bubedanas
Os Bubedanas nasceram em 2011, em Beja. O grupo é constituído por 20 jovens, entre os 16 e os 23 anos de idade, que se ensaiam sozinhos, e num curto espaço de tempo já conseguiu mostrar que os seus membros também têm “o cante nas veias”.
“Castelo de Beja” é a moda que os Bubedanas cantam em todos os seus concertos e com a qual têm levado o cante mais longe, através das vozes de 20 jovens, que fazem acreditar que esta forma de cantar está bem entregue e preservada.
Fontes do Musorbis Folclore:
- Federação do Folclore Português
- Gente que Canta e Balha
- Páginas de grupos etnográficos
- Archeevo (Ministério da Administração Interna)
- Municípios
No Musorbis foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e foram corrigidos erros de português.