Borba e as suas filarmónicas
Filarmónicas de Borba
Bandas de Música, História e Atividades no Concelho de Elvas
Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba
O Centro Cultural de Borba foi fundado a 1 de Julho de 1978, tendo como objetivos promover e incentivar atividades culturais, sociais e desportivas. Em 1981 foi reestruturada a Banda Filarmónica com alguns elementos da Banda 1º Dezembro, fundada em 1950 e que findou em 1957, sob a regência do maestro Fonte Santa, por falta de meios de subsistência. A partir de 1997, com o entusiasmo de um dos músicos da Filarmónica ter assumido a posição de regente, e com o empenho e dedicação de todos: músicos – maestro – direção, a Banda do Centro Cultural de Borba tornou hoje um símbolo da cultura do Concelho.
Pela sua Escola de Música já passaram ao longo dos últimos anos algumas centenas de jovens da vila de Borba. A funcionar em pleno, a Escola tem permitido aumentar o número de músicos instrumentistas da Banda.
O atual maestro, José Francisco Pombeiro Andrade, é também professor da Escola de Música. Em 2003, a Banda gravou o CD “Lembranças”. Em 2005 atou em direto no programa televisivo SIC – 10 Horas.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração), realiza oficinas de música durante o ano letivo e dinamiza atividades em colónias de férias. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759