Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba
Filarmónicas de Borba

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho de Elvas

Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba

O Centro Cultural de Borba foi fundado a 1 de Julho de 1978, tendo como objetivos promover e incentivar atividades culturais, sociais e desportivas. Em 1981 foi reestruturada a Banda Filarmónica com alguns elementos da Banda 1º Dezembro, fundada em 1950 e que findou em 1957, sob a regência do maestro Fonte Santa, por falta de meios de subsistência. A partir de 1997, com o entusiasmo de um dos músicos da Filarmónica ter assumido a posição de regente, e com o empenho e dedicação de todos: músicos – maestro – direção, a Banda do Centro Cultural de Borba tornou hoje um símbolo da cultura do Concelho.

Pela sua Escola de Música já passaram ao longo do últimos anos, algumas centenas de jovens da vila de Borba. A Escola de Música está a funcionar em pleno, o que tem permitido aumentar o número de músicos instrumentistas da Banda, composta por 50 elementos, sendo 90% jovens com idades entre os 7 e os 34 anos.

Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba

Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba

O atual maestro, José Francisco Pombeiro Andrade, é também professor da Escola de Música. Em 2003, a Banda gravou o CD “Lembranças”. Em 2005 atou em direto no programa televisivo SIC – 10 Horas.