Banda 14 de Janeiro (f. 1952)
Filarmónicas de Elvas

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

  • Banda 14 de Janeiro
Banda 14 de Janeiro (f. 1952)

A Banda 14 de Janeiro foi criada em fevereiro de 1952 na Sociedade Recreativa 1º de Dezembro que lhe atribuiu o nome de Banda 1º de Dezembro. Por razões de ordem pessoal desligou-se da coletividade e em 12 de janeiro de 1955 foi-lhe, por Estatuto, atribuído o atual nome de Banda 14 de Janeiro.

Banda 14 de Janeiro (f. 1952)

Banda 14 de Janeiro (f. 1952)

A data de 14 de janeiro tem um forte e importante significado histórico para a cidade de Elvas, pois nela ocorreu e se comemora, ano após ano, a célebre Batalha das Linhas de Elvas em que se consolidou a Independência Nacional e se estabeleceu o feriado municipal do concelho de Elvas.

Embora muitos documentos se tenham perdido, as raízes e tradições musicais da cidade de Elvas são centenárias. Na data da criação da Banda (1952) foi integrado um grupo de músicos oriundos das antigas bandas militares das unidades sediadas em Elvas (Infantaria 35 e Caçadores 8) que ao tempo eram os grandes veículos e suportes da cultura musical enraizada nas populações ao redor. Desses músicos, a sua maior parte já era de idade avançada, muitos deles na faixa dos sessenta anos.

A Banda teve com seu primeiro regente e fundador Francisco Miranda Raposo, verdadeiro obreiro e exemplo de dedicação impar à causa da Música, sendo de toda a justiça salientar e enaltecer elogiosamente toda a ação que desenvolveu em prol das Bandas de Música. Tem participado ao longo da sua vida em numerosas atividades musicais, quer em Portugal quer em Espanha.

Possui cerca de 36 elementos executantes. Mantém em funcionamento uma Escola de Música com principal incidência nas camadas jovens, donde saem a maioria dos seus executantes. Além da Banda de Música possui uma Orquestra Ligeira com 22 elementos repartidos por uma área instrumental e outra de cordas, teclas e canto.

A Banda 14 de Janeiro foi distinguida em 1980 pela Câmara Municipal de Elvas com o Diploma de Honra da Cidade de Elvas. É Membro da Federação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio desde 1980. Aderiu à Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre em 2001 sendo admitida como Membro Efetivo.

Banda 14 de Janeiro (f. 1952)

Banda 14 de Janeiro (f. 1952)

O seu estandarte de cor e fundo bordeaux tem ao centro bordado a ouro a lira como símbolo da música e o brasão de armas da Cidade de Elvas ladeados por espigas de trigo atadas em laçarote de pontas estendidas com os seguintes dizeres Banda 14 de Janeiro e em toda a volta é envolvida com franja dourada.

A 01 de agosto de 2021, a Banda Filarmónica de Elvas não estava ativa.