Gondomar e os seus coros

Orfeão Claves de Sol & Fá
Coros de Gondomar

Agrupamentos vocais no Concelho

Marialis Grupo Coral

Fundado por pais de alunos do Externato de Santa Margarida, em Gondomar, o Marialis Grupo Coral iniciou a atividade vocal em 2005, sob a orientação do Maestro Professor Miguel Teixeira.

Na sua criação foi determinante o empenho de um grupo de entusiastas do canto que, solicitados pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, animavam a liturgia em dias mais festivos e participavam noutras atividades do colégio.

O grupo adota preferencialmente o estilo “a cappella” e tenta, desta forma, divulgar o canto em português, as tradições e os costumes do nosso país. Nos últimos anos tem apresentado também alguns temas internacionais, em inglês.

Apresentou-se publicamente, pela primeira vez, em 2005, na Festa de Natal do Externato de Santa Margarida e desde essa data tem participado em vários momentos festivos de entre os quais se destacam:

  • Concerto de Natal, na Biblioteca Municipal de Gondomar;
  • “Gondomar a Cantar em Português”, na Sala de Teatro Gil Vicente;
  • “Corais na Festa” – II Encontro Internacional de Coros, integrado nas Festas do Concelho de Gondomar;
  • “32 Encontro de Janeiras” organizado pelo corpo Nacional de Escutas — Agrupamento 96;
  • edições do “Cantar Portugal”, do qual é fundador e promove anualmente em parceria com outros Grupos de Gondomar, cujo Movimento congrega cerca de 150 coralistas e 5 maestros e numa dezena de espetáculos realizados na cidade do Porto, na cidade da Maia e em Gondomar;
  • edições dos Corais D’Ouro cuja organização pertence ao Grupo Coral da Igreja Senhor dos Aflitos;
  • certames da Feira Etnográfica de Valbom;
  • espetáculos de cariz social e cultural e de intercâmbio com várias instituições e associações no distrito do Porto.

Em 2014 em parceria com o Madrigal, fundou mais um movimento que congrega os dois corais denominado “MChorus”.

O seu repertório variado inclui algumas dezenas de temas que vão desde a música popular, passando pela música litúrgica, até à música ligeira.

Atualmente o cargo de maestro do Marialis Grupo Coral é da responsabilidade do Adriano Sabença, profissional da música, com Curso de Prática Orquestral pela Escola Profissional de Música de Espinho e Licenciatura em Flauta Transversal pela Universidade de Aveiro.

Marialis Grupo Coral

Marialis Grupo Coral, de Gondomar

Orfeão Claves de Sol & Fá

O Orfeão Claves de Sol & Fá de Fânzeres, fundado em 2016 esteve desde a sua criação sob a direção de António Manuel Matos Diogo sendo atualmente dirigido por José Gama.

Tem interpretado um acervo variado de obras corais, abrangendo diversos géneros musicais que vão do século XIV ao século XX. Apresenta temas de compositores clássicos como “Dona Nobis Pacem” de Wolfgang Amadeus Mozart e “Ave Maria” de Georg Friedrich Haendel, de compositores contemporâneos, “Balaio” de Heitor Villa-Lobos e música Gospel “Heaven Is a Wonderful Place”. A música portuguesa tem tido um lugar de destaque no reportório com particular incidência o cancioneiro popular.

Utiliza para as suas atividades o Salão Paroquial de Fânzeres cedido gentilmente pela Paróquia do Divino Salvador de Fânzeres.

O Orfeão Claves de Sol & Fá de Fânzeres tem realizado e participado em muitos espetáculos. Organizou 16 concertos e participou como convidado em 18 espetáculos.

Das atividades de maior relevo salienta-se a participação nos “Festivais de Música ” organizados pela União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova; no 4º Encontro Internacional de Coros de Rio Tinto; no XX Concerto de Amizade em Moreira de Cónegos; no XIX Orfflord realizado pela Fundação A Lord em Paredes; encontro de coros “Corais d’Ouro” realizado pelo Coral Nossa Senhora do Aflitos, no Auditório de Gondomar; a realização do “I Encontro Internacional de Coros” tendo como convidado o grupo uruguaio “Coro Pro Musica – Treinta e Tres”; Concerto de Ano Novo em conjunto com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, entre outros, promovidos pelo próprio Orfeão.

A sua primeira internacionalização ocorreu em 2019, com a participação no VI Encontro Ibérico de Coros, no concelho de Redondela.

Orfeão Claves de Sol & Fá

Orfeão Claves de Sol & Fá

Correio eletrónico: orfeaoclavesol@gmail.com

Reciclanda

Reciclanda

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759