Idanha-a-Nova e os seus festivais

Fora do Lugar - Festival Internacional de Músicas Antigas
Festivais de Música em Idanha-a-Nova

Ciclos, encontros e festivais de Música

Boom Festival

Sítio: boomfestival.org

O Boom Festival é um festival internacional de música e cultura no concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, em Portugal. O conceito da Bienal consiste no cruzamento de diferentes formas de arte (música, pintura, escultura, videoarte, cinema, instalações e teatro).

Boom Festival, Idanha-a-Nova

Boom Festival, Idanha-a-Nova

Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas

Sítio: www.artedasmusas.com

O Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas é um projecto Arte das Musas com a parceria da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova – UNESCO Creative City of Music -, Ministério da Cultura e DGARTES. Tem, em 2021, a 10ª edição.

Em 2020, o Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas viu-se obrigado a inaugurar novos espaços de diálogo com o território de Idanha-a-Nova e com o público que, fielmente, acompanha um dos projetos culturais mais inovadores do país. Num ano tão atípico, a 9ª edição do Fora do Lugar também se preparou para responder à incerteza dos tempos. O programa de 2020 combinou uma oferta presencial e online, mas a proposta é a de sempre: afirmar o meio rural como espaço criador e aberto ao mundo, habitar os lugares mais admiráveis de Idanha-a-Nova – Cidade Criativa da Música da UNESCO com música, passeios, histórias, oficinas, cinema e gastronomia.

Resultado da parceria entre a Arte das Musas e o Município de Idanha-a-Nova, e com o apoio do Ministério da Cultura e da Direcção-Geral das Artes, o Fora do Lugar 2020 redesenhou as suas paisagens, os afectos e proximidades, mas mantém o seu olhar singular sobre a música e o mundo.

(Armindo Jacinto, Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova)

Tendo em conta os dias que vivemos e a evolução da situação sanitária no país e no mundo a parceria Fora do Lugar – Arte das Musas, Município de Idanha-a-Nova e Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes – decidiu converter 2020 numa edição híbrida, com parte da oferta “em casa” (online) e parte “no lugar” (presencial).

São múltiplas as razões (calendário, meteorologia, demografia, lugar, cruzamento, públicos…) que levaram a esta decisão… Para o território e para a parceria, apesar do enorme trabalho e esforço de adaptação que as circunstâncias implicam, ficamos felizes que tenha sido possível manter, integralmente, embora adaptado, este projecto charneira e que seja possível fazer acontecer novamente – a partir do mundo rural – uma proposta com esta assinatura, num território UNESCO.

Filipe Faria, Diretor do Festival Fora do Lugar & Diretor da Arte das Musas

Fora do Lugar - Festival Internacional de Músicas Antigas

Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas