Idanha-a-Nova e os seus festivais

Idanha-a-Nova e os seus festivais
Festivais em Idanha-a-Nova

Ciclos, encontros, cursos, concursos, jornadas, temporadas e festivais de Música e Dança no Concelho

Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas

Sítio: www.artedasmusas.com

O Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas é um projecto Arte das Musas com a parceria da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova – UNESCO Creative City of Music -, Ministério da Cultura e DGARTES. Tem, em 2022, a 11ª edição.

Idanha-a-Nova e os seus festivais

Idanha-a-Nova e os seus festivais, Fora do Lugar

Encontro Ibérico para a Música na Infância

À semelhança das suas anteriores edições, o 5º Encontro Ibérico para a Música na Infância foi organizado pela Orquestra Sem Fronteiras em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Incidiu sobre metodologias pedagógicas aplicadas à educação de música, tendo como principal objetivo incentivar a incorporação destas práticas em contextos escolares, e assumindo como ponto de partida a filosofia e o conceito de educação musical de Zoltán Kodály.

O Encontro com carácter formativo foi ministrado por Catarina Távora e Carlos Guerrero Bullejos, ambos detentores do grau académico “Master of Music Education – Specialization – Music Education According to the Kodály Concept” pelo Real Conservatório de Haia, e será oferecido em língua portuguesa, castelhano e inglês.

É aberto a todos aqueles que lidam com crianças e jovens e/ou tenham especial interesse em pedagogia musical, como: Educadores de Infância, Professores do 1° Ciclo do Ensino Básico, Auxiliares de Educação, Instrumentistas e Professores de Música, Pais e Encarregados de Educação.

A edição teve como foco principal o conceito de ‘música e movimento’. Abordaram-se diferentes formas de como pode o movimento contribuir para o desenvolvimento de variadas competências musicais, e ainda formas de o integrar, tanto na forma de movimento livre como dirigido, em contexto letivo e em diferentes etapas de desenvolvimento infantil.

Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais

Em 2022 voltaram o Curso de Religiosidade Popular e o Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais. A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova promoveu, nos dias 8 e 9 de abril, o 7º Curso Livre sobre Religiosidade Popular que incluiu, no dia 9, o 13º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais de Idanha-a-Nova. Os eventos regressaram ao Forum Cultural de Idanha-a-Nova após dois anos de interregno devido à pandemia COVID-19, com um programa cultural de valorização das celebrações do Ciclo Pascal. Manuel Rocha, antigo diretor do Conservatório de Música de Coimbra), foi um dos participantes no evento. O 13º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais recebeu os Grupos de Encomendação das Almas de Vergão (Proença-a-Nova), Proença-a-Velha (Idanha-a-Nova) e Silvares (Fundão). A noite terminou com um concerto de Gil Duarte e Raquel Maria.

“Estes grupos de cantares que tão bem preservam as tradições da Beira Baixa, a nossa identidade, merecem o maior reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem”, afirmou João Carlos Sousa.

Boom Festival

Sítio: boomfestival.org

O Boom Festival é um festival internacional de música e cultura no concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, em Portugal. O conceito da Bienal consiste no cruzamento de diferentes formas de arte (música, pintura, escultura, videoarte, cinema, instalações e teatro).

Boom Festival, Idanha-a-Nova

Boom Festival, Idanha-a-Nova