Igreja Matriz de Ílhavo
Órgãos de tubos do concelho de Ílhavo [3]

De acordo com as informações disponíveis, existem órgãos de tubos nas seguintes igrejas do Concelho:

Igreja Paroquial da Costa Nova do Prado

[ Nossa Senhora da Saúde ]

Igreja Matriz da Costa Nova do Prado

Igreja Paroquial da Costa Nova do Prado

Localizada na freguesia da Gafanha da Encarnação, ao lado da antiga igreja, conhecida por Capela de Nossa Senhora da Saúde, no areal junto à praia, foi erguida uma nova igreja. A antiga já não oferecia condições de recolher um elevado número de fiéis. Foi construída em forma hexagonal, tendo no seu interior grandes painéis de azulejo e uma única imagem, a da padroeira, Nossa Senhora da Saúde. Foi inaugurada a 30 de abril d 2000.

A igreja enriqueceu-se com um órgão de tubos que tem possibilitado a realização de concertos de Música Sacra, interpretados por vários organistas nacionais e estrangeiros.

Montra do órgão

Órgão da Igreja da Costa Nova

Órgão da Igreja Paroquial da Costa Nova

Fonte: CMI

Órgão Alexander Schuke, 1978, de dois teclados manuais e pedaleira, com acoplamentos, transferido para a igreja em 2001.

Igreja Matriz de São Salvador de Ílhavo

[ Igreja Paroquial ] [ São Salvador ]

Igreja Matriz de Ílhavo

Igreja Matriz de Ílhavo

Consagrada a São Salvador, a atual Igreja Matriz de São Salvador de Ílhavo data dos finais do séc. XVIII. Está localizada no centro da cidade de Ílhavo, junto ao Jardim Henriqueta Maia. A sua primeira pedra foi lançada a 3 de outubro de 1774, tendo sido benzida e inaugurada em 1785. Esta igreja foi considerada, na altura, a melhor do bispado de Aveiro. As suas obras foram patrocinadas quase totalmente pelo povo, exceptuando a capela-mor, que foi custeada pelo prior. Sofreu várias obras de restauro ao longo destes dois séculos, tendo a última ocorrido no ano de 2002.

Fonte: CMI

Igreja Paroquial da Praia da Barra

[ Sagrada Família ]

Igreja Matriz da Praia da Barra

Igreja Paroquial da Praia da Barra

Situada na freguesia da Gafanha da Nazaré, a igreja da Sagrada Família da Praia da Barra foi inaugurada em 1987, dado que a pequena capela de S. João, situada junto ao farol, se revelava insuficiente para as necessidades da Paróquia. É uma construção moderna, na qual é notória a falta de unidade arquitetónica, pois foi alvo de intervenções de vários projetistas, o que se verifica pela heterogeneidade do conjunto. Apresenta planta centrada de base quadrada sob a diagonal. A entrada principal é marcada por dois corpos laterais que sobem em forma de mãos erguidas. O batistério é acentuado por um corpo cilíndrico, no topo do qual uma estrutura em forma de cruz.

Fonte: CMI

Enquadramento no coro alto

Ílhavo

Órgão da Igreja Paroquial da Praia da Barra

Montra

Órgão da Igreja da Praia da Barra

Órgão da Igreja Paroquial da Praia da Barra

Consola do órgão

Órgão da Igreja da Praia da Barra

Órgão da Igreja Paroquial da Praia da Barra

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *