Loulé e os seus auditórios
Auditórios de Loulé
Salas de espetáculo do Concelho
Cineteatro Louletano
O que começou por ser, em 1930, uma tradicional sala de espetáculos, tem vindo a transformar-se num local de pensamento, de produção de Cultura, de programação diversificada e que sonha transformar o (nosso) Mundo através da Arte.
É um espaço que estimula e apoia a criação contemporânea, preconizando um trabalho em rede e o envolvimento da comunidade em geral, da comunidade escolar e do meio associativo.
O Cineteatro Louletano tem como um dos objetivos ser plural e promover a criação artística, sendo disruptivo e criando necessidade e curiosidade nos públicos.
É um espaço que desafia os artistas, espaço que apoia a criação artística e promove a sua concretização através de encomendas e coproduções. Ao mesmo tempo que é um local de escuta ativa da cidade, da região, do país e do mundo para proporcionar aos públicos um acesso à Cultura, como forma de democracia, de liberdade, de pensamento e de cidadania.
O Cineteatro Louletano mantém uma forte ligação com o tecido associativo local e regional, constituindo-se como parceiro para a qualificação artística e para a valorização e promoção dos artistas fora da região. É local de residência de artistas, proporcionando tempo, espaço e meios para a criação, para a experimentação e para que sintam o pulsar da cidade, deste Sul e das gentes, como ponto de partida ou de chegada para novas partilhas artísticas.
O Cineteatro Louletano tem como objetivos:
– apoiar a criação artística;
– assegurar uma programação plural, regular e de qualidade;
– promover a formação de públicos;
– promover a fruição cultural;
– promover o pensamento crítico;
– promover a cidadania e a liberdade de expressão;
– participar em redes profissionais e temáticas para qualificar os recursos humanos e melhor servir os públicos;
– potenciar a criação de projetos comuns com várias instituições; – promover o acesso à Cultura e à Arte.
A Sala de espetáculos é o elemento central do edifício, em torno da qual se vão organizando os serviços de apoio aos espetadores, a administração do teatro e os serviços internos e de apoio técnico e de cena. O Palco assume-se como um palco tradicional “à italiana”, criado de raiz na sua totalidade, que mantém a sua essência, mas aliada a um toque de modernidade. A lotação máxima da sala é de 314 lugares sentados (215 na Plateia, 46 no 1º Balcão, 49 no 2º Balcão e quatro lugares destinados a espectadores em cadeira de rodas). No 1.º piso, o Bar é um local de convívio, bem como um espaço alternativo para a realização de espetáculos ou conversas de teor mais intimista. É um local que pretende colorir, inquietar, assombrar, espantar, encantar e criar urgência(s) de Humanidade e de Cidadania.
Integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Fonte: RTCP