Mirandela e as suas filarmónicas
Filarmónicas de Mirandela
Bandas de Música, História e Atividades no Concelho
Banda de Música 1º de Maio da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Mirandelenses
A atual Banda de Música 1º de Maio da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Mirandelenses (ASMAM) teve a sua origem nos anos 1940. O seu aparecimento teve como objetivo a angariação de fundos para a Associação à qual pertencia, através de concertos e bailes. No entanto e segundo os documentos existentes, já em 1902 se falava de da existência de uma Banda de Música que iria estar presente nas comemorações do 1º aniversário da ASMAM no dia 1 de maio daquele ano, de forma gratuita tendo como contrapartida a inscrição dos seus elementos como sócios da referida Associação de Socorros Mútuos. É portanto a partir desta data que nasce a simbiose entre as duas instituições e que por força disso deve ser considerado como o ano da sua fundação.
Por causa da emigração, a Banda viu-se várias vezes ameaçada pela extinção. No entanto, a Banda manteve-se graças aos apoios autárquicos, peditórios e donativos de sócios beneméritos, fazendo permanecer esta estrutura cultural e recreativa até aos nossos dias.
A Banda 1º de Maio é a única Banda representativa do concelho de Mirandela, estando por isso obrigada a uma responsabilidade acrescida, pois a sua presença é obrigatória em todas as ocasiões festivas ou institucionais dos órgãos de soberania da cidade. As solicitações da Banda têm sido muitas, com o calendário de festas quase sempre esgotado, e com deslocações para eventos importantes, tanto em Portugal como no estrangeiro, especialmente em França e Espanha.