Hugo Rodrigues, violinista
Músicos no Concelho de Mirandela

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes do património musical. Serviço público sem financiamento público, foi lançado em dezembro de 2020. O processo de inserção de dados pode ser acelerado com a cooperação dos músicos no que se refere a currículos e fotografias em falta.

Alice Neves

Alice Neves iniciou os estudos musicais na Escola Profissional de Arte de Mirandela – ESPROARTE, na classe de viola d’arco de Danuta Grossmannová. É Licenciada e profissionalizada em Música pela Universidade de Évora, na classe do professor Bin Chao e Mestre em Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas ESART, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sob a orientação de Joana Pereira.

Alice Neves

Alice Neves, violetista, de Mirandela

Alice Neves, violetista, de Mirandela

Para saber tudo clique AQUI.

Edmundo Pires

Natural de Mirandela, Edmundo Pires iniciou os estudos musicais na Escola Profissional de Arte desta cidade, onde estudou com Anna Kratochvilova e Gustavo Delgado.

Licenciado em Ensino da Música pela Universidade de Évora, na classe de violino do Professor Max Rabinovitsj, fez estágio pedagógico na Academia de Amadores de Música de Lisboa, sob a orientação de Gareguin Aroutiounian. Estudou a nível particular com Valentin Stefanov.

Enquanto violinista colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Camerata Ensemble da Guarda, Orquestra do Norte e Orquestra Gulbenkian. Foi violinista efectivo da Orquestra Filarmonia das Beiras entre os anos 2006 e 2012. Como pedagogo foi convidado a orientar classes de aperfeiçoamento nos conservatórios Calouste Gulbenkian em Aveiro, Collegium Musicum em Seia, Escola Profissional da Jobra, Academia de Música de Vilar do Paraíso, Academia de Música de Perosinho, Curso de Música Silva Monteiro e Conservatório de Música e Dança de Bragança e Escola Portuguesa de Moçambique – CELP em Maputo.

À frente da Orquestra de Cordas do Conservatório regional de Música de Vila Real, alcançou com esta formação o 1º Prémio (na categoria de agrupamentos maiores) da III Mostra Musical Eixo Atlântico.

Foi professor orientador dos Naipes de violinos no Festival de Música Júnior – Montalegre, em 2012 e 2016. Fez parte do elenco de professores da Orquestra Juvenil Luso-Alemã em 2016 e 2017. Em 2019, a propósito do 46 Certamen Internacional de Bandes de Música Vila D’Altea, apresentou-se com a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves na obra Vénus de Las Luces de J. Suñer Oriola, Certame do qual a Orquestra obteve o 1° prémio.

É membro fundador do grupo Mistério da Cultura e da AMEP – Associação Música Esperança Portugal. Radicado em em Vila Real desde 2011, é actualmente professor de violino no Conservatório Regional de Música de Vila Real e Academia de Artes de Chaves. É Director Artístico da Douro Strings Academy – Academia de Verão para Cordas e fundador do Oniros Ensemble grupo de música contemporânea.
Em 2020 foi agraciado pelo Município de Vila Real com a distinção honorífica Medalha de Mérito Municipal grau prata.

Edmundo Pires

Edmundo Pires, violinista, de Mirandela

Edmundo Pires, violinista, de Mirandela

Eurico Carrapatoso

Eurico Carrapatoso é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Iniciou os estudos musicais em 1985, tendo sido sucessivamente aluno de composição de José Luís Borges Coelho, Fernando Lapa, Cândido Lima e Constança Capdeville. Concluiu em 1993 o Curso Superior de Composição no Conservatório Nacional de Lisboa com Jorge Peixinho.

Para saber mais clique AQUI.

Eurico Carrapatoso

Eurico Carrapatoso, compositor, de Mirandela

Eurico Carrapatoso, compositor, de Mirandela

Hugo Correia

Hugo Miguel Pires Correia nasceu a 30 de janeiro de 1977 em Mirandela. Em 1990 iniciou os estudos musicais na Escola Profissional de Arte de Mirandela na classe de violoncelo de Arnold Allum no curso básico de Instrumentista de corda. Oficialmente, as suas aulas de contrabaixo iniciaram-se no ano lectivo de1992-93 com Alexandre Samardjiev. Concluiu o Curso Profissional de Instrumentista de Corda Nível 3 no ano de 1996 na Escola Profissional de Arte de Mirandela. Foi admitido no Conservatório Regional de Rueil-Malmaison no nível Superior, na classe de contrabaixo de Richard Bertrand. No ano de 1997 foi admitido no Conservatório Superior de Musica e Dança de Paris na classe de Contrabaixo de Vincent Pasquier como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Leia AQUI a biografia completa.

Hugo Correia

Hugo Correia, músicos, produtor e compositor, de Mirandela

Hugo Correia, músico, produtor e compositor, de Mirandela

Hugo Rodrigues

Hugo Rodrigues iniciou os estudos musicais na ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela, com Anna Kratochvilova, e concluiu o Curso Superior na Universidade de Aveiro com David Wyn Lloyd. Durante a sua formação enquanto instrumentista fez parte da Orquestra das Escolas de Música Portuguesas, Orquestra de Jovens Luso-Francesa da Juventude e a Orquestra Portuguesa da Juventude, com as quais colaborou regularmente.

Para saber tudo clique AQUI.

Hugo Rodrigues

Hugo Rodrigues, violinista

Hugo Rodrigues, violinista, nascido no Porto, residente em Mirandela

Joana Pereira

Joana Pereira iniciou os estudos musicais na Esproarte (Mirandela) com David Loyd e Danuta Grossmanová. Concluiu a Licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na classe de Ryszard Woycicki, com classificação máxima. Apresentou-se a solo e em quarteto em diversas salas e festivais. Apresentou-se a solo e em quarteto em diversas salas e festivais. Com várias formações participou em digressões no Canadá, Escócia, Espanha, França, Alemanha, Hungria, Áustria, Brasil, entre outros países. Foi premiada em concursos como: Prémio Jovens Músicos (1º Prémio Música de Câmara, 1996; 1º Prémio de Viola D’Arco, 1999; 2º Prémio Música de Câmara – nível superior, 2001), Concurso Helena Sá e Costa (1º Prémio, 2003), Concurso Revelação Jovens Músicos – Rotary International (2º Prémio, 2004), Concurso Internacional de Instrumentos de Arco Júlio Cardona (2º Prémio ex-aequo, 2005), Prémio Eng.º António de Almeida (2006). É solista na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Para saber tudo, clique AQUI.

Joana Pereira

Joana Pereira, violetista, de Mirandela

Joana Pereira, violetista, de Mirandela

João Valpaços

João Valpaços, violoncelista

João Valpaços, violoncelista

José Teixeira

José Teixeira, violinista, começou por estudar piano aos oito anos, passando para o clarinete pouco depois. Em 1990, iniciou os estudos de violino na Escola Profissional de Artes de Mirandela, na classe de António da Cunha e Silva. Prosseguiu os estudos superiores na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde concluiu a licenciatura, na classe de violino de Aníbal Lima. Participou em classes de aperfeiçoamento com os professores Gerardo Ribeiro, Zakhar Bron, Sergei Kravchenko, David Ovchareck, entre outros.

Para saber tudo, clique AQUI.

José Teixeira

José Teixeira, violinista, de Mirandela

José Teixeira, violinista, de Mirandela

Ricardo Januário

Ricardo Januário, violoncelista, de Mirandela

Ricardo Januário, violoncelista, de Mirandela

Queres destacar-te? Clica AQUI.

Destaca-te no Musorbis

Destaca-te no Musorbis