Monção e os seus auditórios
Auditórios de Monção
Salas de espetáculo no Concelho
Cine Teatro João Verde
O Cine Teatro João Verde, em Monção, foi outrora um espaço de referência no contexto cultural do Alto Minho. Abriu portas em 1949 e manteve-se ativo durante cerca de quatro décadas.
A 25 de abril de 2013 reabre depois de adquirido e reabilitado pelo Município de Monção, com uma grande responsabilidade política e cultural, já que recuperava também a memória coletiva desse espaço central na cultura monçanense. Se na sua primeira vida a programação incidia na apresentação de espetáculos, em especial os de arte dramática, e na exibição de cinema comercial, nesta segunda vida a sua programação é mais abrangente, multidisciplinar e inclusiva. As artes performativas, as exposições, as produções junto da comunidade e do tecido associativo local, as oficinas de artes plásticas e artes dramáticas, o serviço educativo e o próprio edifício enquanto espaço com história e interesse patrimonial e cultural, fazem parte do novo léxico deste espaço. A visão volta-se para o futuro, tendo sempre em conta o passado e a memória do espaço.
A sua programação multidisciplinar e o seu tarifário acessível, para além da sua componente descentralizadora, cumprem a missão de democratização do acesso de diferentes públicos às questões culturais.
As oficinas artísticas e o serviço educativo são outras das valências de uma estrutura que quer encontrar na educação de novos públicos, forma de potenciar um futuro pautado por uma sociedade mais crítica e humanizada.
O edifício é composto pelo rés-do-chão, que compreende auditório (com uma capacidade total de 292 lugares sentados, 8 lugares para pessoas com mobilidade condicionada/reduzida) e foyer com bar, balcão de atendimento e sanitários públicos. No primeiro piso, encontra-se a galeria vocacionada para exposições temporárias, podendo também acolher pequenos colóquios, ações de formação, performances e espetáculos de pequeno formato. No segundo piso encontram-se as oficinas de artes plásticas. Por último, na cave do edifício, existem dois camarins múltiplos e três camarins individuais, uma sala de ensaios e o sub-palco, apto a receber projetos artísticos de diversa índole.
Integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Fonte: RTCP

Cine Teatro João Verde, Monção
Teatro Privado do Palácio da Brejoeira
Além de órgão de tubos, o palácio da Brejoeira tem um belo teatro privado. O palácio é um edifício de arquitetura civil de estilo Neoclássico do início do século XIX, devendo-se a iniciativa da sua edificação a Luís Pereira Velho de Moscoso.

Teatro Privado do Palácio da Brejoeira, créditos Maria Telles








