Sociedade Musical e Recreativa Obidense
Filarmónicas de Óbidos

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Sociedade Musical e Recreativa Obidense

A Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO) adotou várias designações ao longo de mais de dois séculos de existência, desconhecendo-se com rigor a data da fundação. Entre 1885 e 1897 participou com a Banda Filarmónica de Lisboa em diversos eventos com o patrocínio do Município da capital. Em 1926, deu um concerto em Sintra.

A Banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense atravessa atualmente um período de grande atividade participando regularmente nos eventos culturais do concelho e da região: encontros de bandas, Festival Internacional de Bandas de Aveiras de Cima, Festival Internacional em Oliva de La Fronteira, em Espanha e na Cidade de Staffolo, em Itália. Foi tal o sucesso na digressão a Itália que a Banda e a Orquestra da Sociedade Musical e Recreativa Obidense passaram a ser convidadas frequentemente para participar nos festivais de Música seguintes, na cidade de Staffolo.

A Banda da Sociedade Musical e recreativa Obidense é constituída por 50 elementos, a Orquestra Ligeira por 24 elementos e a Orquestra Juvenil por 30 elementos. A Escola de Música da Sociedade Musical e Recreativa Obidense é frequentada por 40 alunos que de forma gratuita iniciam a sua Formação Musical até estarem aptos a fazer parte como músicos da Banda Filarmónica. Tem sido frequente a participação de jovens músicos da banda da S.M.R.O. em Cursos promovidos pela Fundação INATEL os quais têm representado uma mais-valia para quem os frequenta, contribuindo bastante para a evolução qualitativa da Banda. A banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense é dirigida pelo maestro João Raquel.

Sociedade Musical e Recreativa Obidense

Sociedade Musical e Recreativa Obidense