Óbidos e os seus festivais

Óbidos Clarinete Fest
Festivais de Música em Óbidos

Ciclos, encontros, jornadas, concursos e festivais de música no Concelho

Óbidos Clarinete Fest

O Óbidos Clarinete Fest pretende dinamizar culturalmente a zona oeste do País, particularmente a vila histórica de Óbidos, trazendo personalidades importantes da música erudita, mais concretamente professores de clarinete de renome internacional. O Óbidos Clarinete Fest 2022 tem a particularidade de se realizar em dois fins de semana (25 e 26 de março e 1 e 2 de abril de 2022), sendo as classes de aperfeiçoamento orientadas por cinco professores: Nuno Silva – Orquestra Metropolitana de Lisboa; Carlos Alves – Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música; Luís Gomes – Universidade de Évora; Rui Martins – Escola Superior de Música de Lisboa; Rui Travasso – Orquestra Clássica do Sul.

Óbidos Clarinete Fest

Óbidos Clarinete Fest

Informações e inscrições

SIPO – Semana Internacional de Piano de Óbidos

Sítio: pianobidos.org

SIPO Júnior

SIPO Júnior

Classes de alto aperfeiçoamento

Desde 1996, as classes de aperfeiçoamento e o festival da SIPO são um marco no panorama musical internacional. O evento recebe artistas de reputação excepcional no mundo da música. As masterclasses são únicas, pois oferecem a possibilidade de trabalhar com um ou mais professores que estarão presentes durante todo o evento. Além disso, é possível assistir a todas as aulas, beneficiando de um amplo leque de momentos pedagógicos e musicais de rara qualidade e a um programa de festival altamente diversificado. Para além disso, a audição final dos participantes é gravada e transmitida pela rádio clássica e posso ganhar o prémio Antena 2 / ACIM. O charme e a hospitalidade da vila medieval de Óbidos também contribuem para o sucesso deste extraordinário evento cultural.

(Manuela Gouveia, diretora artística)

Desde 2011, o prémio “Antena 2” é atribuído pela rádio clássica portuguesa Antena 2. A partir de 2019, o prémio é um prémio conjunto da Antena 2 e da organizadora da SIPO, a Associação de Cursos Internacionais de Música, ACIM, tendo mudado de nome para „Prêmio Antena 2 / ACIM“. Consiste num recital ao vivo executado no âmbito dos “Concertos abertos“ da Antena 2 em Lisboa, gravado e transmitido pela estação de rádio, e mais dois recitais em locais diferentes assim como um prémio monetário no valor de 1000 €. O prémio é atribuído pelo público e pelo corpo docente da SIPO aos alunos que mais se destacam no concerto final dos participantes das master classes.

Associação de Cursos Internacionais de Música

A Associação de Cursos Internacionais de Música – Casa da Barbacam – (ACIM), foi fundada em 1996, com sede em Óbidos, e constituída como uma associação sem fins lucrativos. Os objetivos a longo prazo que presidiram à sua constituição basearam-se na criação em Portugal de um núcleo de atividades artístico-culturais de renome internacional que aposte na qualidade e na continuidade das iniciativas tomadas, sublinhando a importância do elemento internacional na formação de jovens músicos.

A nível local, a ACIM tem desempenhado um importante papel no desenvolvimento cultural e turístico da Região Oeste já que, entre outras atividades culturais em que predomina a formação musical, a ACIM promove, desde 1996, a Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO).

A Câmara Municipal de Óbidos atribuiu em 2005, por decisão unânime da sua composição, a Medalha de Mérito Municipal à ACIM pela realização da SIPO, pelo seu alto valor cultural e pelo impacto que este evento tem provocado na imagem e no desenvolvimento do concelho.

A SIPO visa trazer a Portugal, e mais concretamente à vila de Óbidos, local de valor histórico mundialmente reconhecido, músicos de renome internacional num encontro com jovens estudantes de música. É um dos eventos musicais mais destacados do país, com largas repercussões a nível internacional.

Numa perspetiva de valorização profissional, a SIPO inclui no seu projeto cursos de formação técnica que estão abertos a estudantes em fase de conclusão de estudo ou a pianistas no início de carreira e que desejam aperfeiçoar-se com grandes personalidades do mundo da música, num trabalho de alta qualidade pedagógica e artística. Para além disso, a SIPO tem como objetivo estabelecer contactos profissionais e trocas de experiências, bem como desenvolver o nível profissional dos participantes, proporcionando um intercâmbio artístico-cultural do mais alto nível e da maior exigência. Desta maneira, a SIPO permite aos estudantes portugueses, sem saírem do seu próprio país, a possibilidade de contacto profissional com grandes nomes da música, especialmente ligados à pedagogia do piano.

A SIPO é promovida e organizada pela ACIM, com o apoio financeiro e institucional da Câmara Municipal de Óbidos e da DGArtes, que desde o seu início lhe concede o estatuto de Interesse Cultural.

A primeira edição da Semana Internacional de Piano de Óbidos – SIPO – teve lugar em 1996. Ao longo destes anos, sem interrupção, a SIPO tem acolhido em Óbidos grandes personalidades do mundo da música e jovens estudantes vindos do mundo inteiro para um encontro com os estudantes portugueses. A finalidade destes encontros é o de aperfeiçoamento dos conhecimentos musicais de todos os participantes através dum trabalho estimulante e intenso com grandes mestres. O ambiente encantador e o acolhimento caloroso de Vila de Óbidos muito têm contribuído para o sucesso deste evento.

Durante dez dias, a música de piano enche por completo o burgo medieval de Óbidos: tanto pelos cursos que durante o dia decorrem paralelamente em vários locais, como pelos concertos que integram o Festival e que, à noite, chamam um público melómano e entusiasta. Ao longo dos anos da sua atividade, a SIPO tem conseguido criar um novo público constituído por todas as faixas etárias e sociais nesta Região carenciada de eventos culturais desta natureza.

Festival de Piano

Paralelamente aos cursos, realiza-se um Festival de música integrando uma série de concertos/recitais no Auditório Municipal da Casa da Música e que se encontram reconhecidos pela sua alta qualidade artística. Nestes concertos participam mestres pianistas, artistas de renome internacional especialmente convidados para o Festival e participantes selecionados das masterclasses, que chamam a Óbidos um grande público melómano e conhecedor.

A iniciativa tem contribuído não só para a dinamização da Região Oeste, mas também para a valorização cultural da vila de Óbidos a nível nacional e internacional. O programa do Festival, abrangendo vários séculos de música, com realce para compositores e intérpretes portugueses, convida o público a partilhar momentos musicais inesquecíveis.

Desde o ano de 2000 a ACIM organiza regularmente no Pavilhão da Casa da Barbacam exposições de artes plásticas integradas no programa da Semana Internacional de Piano de Óbidos numa junção de várias expressões artísticas, divulgando ao mesmo tempo obras de artistas pouco conhecidos em Portugal.

SIPO - Semana Internacional de Piano de Óbidos

SIPO – Semana Internacional de Piano de Óbidos, Manuela Gouveia