Óbidos e o seu folclore
Folclore em Óbidos
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Rancho Folclórico do Vau
- Rancho Folclórico e Etnográfico da Capeleira
- Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho
- Rancho Folclórico e Etnográfico “Estrelas do Arnóia”
- Rancho Folclórico Infantil e Juvenil “As Caiadeiras” das Gaeiras
- Rancho Folclórico “Os Populares” do Olho Marinho
Rancho Folclórico do Vau
No carnaval de 1980 um grupo de foliões organizou e deu forma a um Rancho Folclórico. Inicialmente pensado para o carnaval a ideia foi de tal modo aceite que, rapidamente, se levou a «brincadeira» a sério. Pretendia-se que o Rancho Folclórico fosse o grande animador das pesquisas etnográficas e folclóricas duma freguesia não muito rica nesse tipo de manifestações. Se o não chegou a ser por dificuldades várias, deve considerar-se ter sido o seu trabalho muito válido. Hoje está praticamente inativo.
Rancho Folclórico e Etnográfico da Capeleira
O grupo foi fundado em 1972 apenas com marchas de Carnaval e quatro ou cinco danças de folclore, mas só em 1986 foi constituída como associação. Em 2005, foi formado o rancho infantil, para assegurar a continuação do trabalho desenvolvido.
Os trajes são inspirados nas lides da lavoura pois essa era a atividade predominante da época que representa.
Desde 2004 tem também um grupo de danças medievais renascentistas para atuar em feiras e mercados medievais ou outros eventos dentro do contexto, denomina-se: “Grupo de Danças Antigas Josefa D’Óbidos”.
Em 2012 iniciou a atividade musical com a formação do grupo “Grupo de Música Antiga Josefa D’Óbidos” composto por flautas, timbalão e cromornes, com total de seis músicos.
Tel.: 918 110 679
Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho
O Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho foi fundado a 5 de janeiro de 2003. Desde então tem desenvolvido um trabalho de recolha, estudo, preservação e divulgação da cultura tradicional do Arelho e concelho de Óbidos.
O grupo é parte integrante do Centro Social Cultural Social Recreativo Arelhense, sócio da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura e sócio aderente da Federação do Folclore Português.
Pelos altos préstimos à cultura do concelho foi condecorado com a Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Óbidos.
O grupo apresenta-se com trajes de trabalho e de festa e utiliza instrumentos tradicionais como harmónio, gaita-de-beiços, gaita-de-foles, pífaro de cana, bandolim, viola, viola toeira, cavaquinho, almude, ferrinhos, reco-reco e cana-rachada.
CONTACTOS
MORADA
Rua Principal, s/nº
Arelho
2510 – 191 Óbidos
Tel: 938 051 778
E-mail: rancho.arelho.obidos@gmail.com
Em 2019, decorre no no dia 9 de Junho uma atuação conjunta dos ranchos folclóricos do concelho de Óbidos, na Praça de Santa Maria, na vila de Óbidos. O evento foi organizado pela Comissão dos Ranchos Folclóricos do Concelho de Óbidos.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759
Rancho Folclórico e Etnográfico “Estrelas do Arnóia”
O Rancho Folclórico e Etnográfico “Estrelas do Arnóia” é uma associação de natureza cultural e etnográfica sediada na Sancheira Grande, Óbidos.
Tlm. 910 368 667