Oeiras e os seus auditórios

Auditório Ruy de Carvalho

Auditórios de Oeiras

Salas de espetáculo do Concelho

Auditório Municipal Eunice Muñoz

O antigo Cine Teatro de Oeiras, datado de 1945, deu lugar ao Auditório Municipal Eunice Muñoz, em 1997. Localizado no centro histórico da vila de Oeiras, este espaço recebeu o nome de Eunice Muñoz, em homenagem a essa grande figura do teatro português. A recuperação e remodelação deste espaço procurou preservar a parte simbólica e significante de um edifício modernista, mas também adaptar este espaço à realização de diversos eventos e realizações culturais. O auditório está cedido ao Centro de Artes Dramáticas de Oeiras (DRAMAX), organizando um programa regular, essencialmente na área do teatro, ao longo do ano.

Auditório Municipal Eunice Muñoz
Rua Mestre de Aviz 2780-230 Oeiras

Auditório Municipal Lourdes Norberto

O projeto de construção do espaço é da autoria do arquiteto Nuno Teotónio Pereira. Aqui reside uma companhia de teatro com vasto repertório artístico, O Intervalo Grupo de Teatro, dirigido pelo Armando Caldas. O auditório é composto por uma sala de 95 lugares, régie, camarins, foyer, bar, bilheteira e bengaleiro.

Auditório Municipal Lourdes Norberto
Largo Pirâmide 3N 2795 Linda-a-Velha

Auditório Ruy de Carvalho

O Auditório Ruy de Carvalho é um espaço que serve a cultura e presta homenagem ao ator, desde a sua inauguração, em 2004. Possui 290 lugares, divididos em plateia e balcão e nele já se realizaram variados espetáculos de música, teatro e conferências. É gerido pela empresa municipal Oeiras Viva EM – Gestão de Equipamentos Desportivos, Culturais e de Lazer.

Auditório Municipal Ruy de Carvalho
Rua 25 de Abril,
Centro Cívico de Carnaxide
2790-047 Carnaxide

Auditório Ruy de Carvalho

Auditório Ruy de Carvalho

Teatro Independente de Oeiras

O TIO tem sala própria desde 2005, com excelente acessibilidade ferroviária e rodoviária, instalações da propriedade da Câmara Municipal de Oeiras cedidas à Pura Comédia/TIO em regime de comodato.

Com várias valências, tem capacidade para 140 a 170 pessoas, tem duas régies, camarins para homens e senhoras com duche e wc, área de bastidores e arrumação, zona de copa para refeições das equipas e área de bar para o público. Tem ainda uma bilheteira com bengaleiro, um hall de entrada e uma escadaria de acesso à saída de emergência que pode ser usada como elemento cénico.

A plateia é telescópica, o que aumenta as potencialidades da sala.

A missão da sala é a de apresentar as produções do TIO/Pura Comédia, acolher ensaios da companhia, realizar cursos de formação artística e tertúlias e proporcionar acolhimentos a grupos e/ou artistas nacionais e internacionais.

Tendo em conta os avanços tecnológicos e a preocupação ambiental e ecológica, o teatro procedeu à total alteração de luz analógica para LED, quer a iluminação de espaços comuns, quer a iluminação de palco e espectáculos, contando com um completíssimo e variado Rider Técnico de luz, que contempla igualmente robótica.

O sistema de som é composto por um equipamento de nova geração onde se inclui mesa analógica e digital, microfonia e PA completo com munição de palco. Está equipada com sistema de streaming completo, incluindo mesa de realização, 3 câmaras, cablagem, tripés e computador afecto ao sistema de streaming e ainda com sistema de projecção frontal e retroprojecção e 3 telas, sendo uma tela ciclorama de 3,5m alt x 8m larg; uma tela automática de fundo de palco de 3m alt x 4m larg. e uma tela de meio palco de 3m alt x 3m larg. O linóleo do palco e as cadeiras da plateia são novas, cuja substituição ocorreu em Julho de 2021. O palco tem as dimensões de 10 m de boca de cena; 8 e 10 m de profundidade e 4m de altura.

Situada em frente à praia de Santo Amaro de Oeiras, goza de uma localização privilegiada com excelente acessibilidade quer ferroviária quer rodoviária, num local com passagem de milhares de pessoas diariamente.

A sala possui condições de acessibilidade para pessoas com deficiência motora. O Teatro ainda em processo de implementação de outras medidas previstas no Plano para a Inclusão e Acessibilidade fornecido pela Acesso Cultura no intuito de permitirmos a mais pessoas com especificidades físicas ou intelectuais, o acesso aos espectáculos.

Integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Fonte: RTCP

Teatro Independente de Oeiras

Teatro Independente de Oeiras