Oeiras e os seus coros
Coros de Oeiras
Agrupamentos vocais e atividades corais no Concelho
- ARdeCORO
- ComSonante
- Coral Cristo Rei
- Coral de Linda-a-Velha
- Coral Paz e Bem
- Coro da Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide
- Coro de Santo Amaro de Oeiras
- Coro Infantil da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo
- Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras
- Coro Infantil do Bugio
- Coro Luís de Freitas Branco
- Coro Lux – Queijas
- Coro Paroquial da Cruz Quebrada-Dafundo
- Cramol
- Grupo Coral Alentejano da Academia Recreativa de Linda-a-Velha
- Grupo Coral Sol Nascente
ARdeCORO
ARdeCORO é um coro misto amador com repertório da música antiga ao jazz vocal. É dirigido por Pedro d’Orey, guitarrista autodidata, que estudou canto no Instituto Gregoriano de Lisboa e violoncelo no Conservatório Nacional de Lisboa e Academia de Amadores de Música. Músico profissional desde 1984, atuou em inúmeros concertos, gravações, festivais e espetáculos de TV e Rádio em Portugal e no estrangeiro. Trabalhou com vários coros e foi um dos elementos fundadores dos Pequenos Cantores do Estoril. Fundou o Coro Infantil do Bugio (Oeiras) e o Coro Feminino do CAES/Tocá Rufar. Dirige o ARdeCORO desde o ano 2000 e está presentemente a iniciar o Projecto com Voz, em Lisboa. É também professor de guitarra e educação musical e monitor vocal dos projetos de formação teatral O Mundo do Espectáculo e Teatro e Teatro, em Almada. Tem frequentado vários cursos e workshops de Canto e Direção Coral em Portugal e no estrangeiro, tendo estudado com Peter Philips, Ghislaine Morgan, Owen Rees, JanJoost van Elburg e David Lawrence, entre outros. Organizou com Ghislaine Morgan, desde 2006, o SISCCC – Sintra International Singing and Choral Conducting Course/Curso Internacional de Canto e Direcção Coral de Sintra.
Coral de Linda-a-Velha
O Coral de Linda-a-Velha foi fundado em 1979.
Facebook: coraldelindaavelha
Coro ComSonante
O ComSonante é um coro misto com cerca de 20 elementos. Criado e dirigido por Luiz Pedro Faro, o ComSonante junta pessoas que querem aprofundar e sobretudo gozar a interpretação do canto, seja a música popular, portuguesa, erudita, renascentista ou contemporânea. Em 1991 iniciou atividade na Junta de Freguesia de São João (Lisboa), em 2001 mudou-se para a SFRAA (Amadora) e desde 2004 está na Biblioteca Operária Oeirense (Oeiras).
Coro da Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide
Tel. (+00 351) 214 181 002
Sítio: www.sffc.pt
Correio eletrónico: geral@sffc.pt
Coro Infantil da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo
Rua dos Lusíadas, 4 A
2795-127 Linda-a-Velha
Tel: (+00 351) 214 146 610
Sítio: www.emnsc.net
Correio eletrónico: geral@emnsc.pt
Coro de Santo Amaro de Oeiras
Tlm. 915 225 959
Sítio: www.csao.pt
Correio eletrónico: direcao@csao.pt
Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras
Tlm. 915 225 959
Sítio: www.csao.pt
Correio eletrónico: direcao@csao.pt
Coro Lux
O Coro Lux teve o seu início em 1996 com o Pe. José Gonçalves e o Sr. Felisberto Nunes, e começou por se chamar Coro Infantil da Paróquia de Queijas. Uns anos mais tarde – já com um novo pároco, o Pe. Alexandre – mudou de nome, para o atual Coro Lux. A principal atividade e responsabilidade do Coro Lux é a animação das missas da Catequese.
Grupo Coral Alentejano da Academia Recreativa de Linda-a-Velha
Rua Fontes Pereira de Melo, 21
2795- 086, Linda-a-Velha
A Academia Recreativa de Linda-a-Velha foi criada a 08 de outubro de 1893, sendo uma das mais antigas associações do concelho de Oeiras.
Grupo Coral Sol Nascente
Rua Sacadura Cabral, 52
1495 Cruz Quebrada-Dafundo
Tel. (+00 351) 214 198 521
Encontros de Coros
Em 2006, a Câmara Municipal de Oeiras organizou o XIV Encontro de Coros Amadores do Concelho de Oeiras que contou com a presença do Grupo Coral Bugio, Coro Paroquial da Cruz Quebrada-Dafundo, Coral Paz e Bem, Coral Cristo Rei, Cramol, Grupo Coral Sol Nascente, Coral de Linda-a-Velha, Coro Luís de Freitas Branco, ComSonante, Coro Santo Amaro de Oeiras