Penamacor e o seu folclore
Folclore em Penamacor
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Região: Beira Baixa
- Distrito: Castelo Branco
02 grupos
- Rancho Folclórico de Aranhas
- Rancho Folclórico de Penamacor
Rancho Folclórico de Penamacor
O Rancho Folclórico de Penamacor surgiu em 1980, fruto de um trabalho exaustivo levado a cabo pela Santa Casa da Misericórdia de Penamacor traduzido na recolha do património musical (danças e cantares) e no estudo do modus vivendis das suas gentes. Após longos meses de ensaio e confeção dos trajes tradicionais, apresentou-se em público a 9 de agosto de 1981.
A partir desta data, primeiro sob a direção da instituição que o criou e mais tarde, em 2002, por iniciativa de um grupo de elementos fundadores que o reorganizou e o constituiu como Associação Cultural, tem desempenhado um papel relevante na preservação e divulgação da cultura popular e tradicional desta vila beirã.
O trabalho empenhado dos seus elementos possibilitou a recuperação das tradições herdadas dos antepassados, permitindo a sua apresentação ao público seja ela através das danças e dos cantares ou mesmo de reconstituições cénicas que têm por fundo o ambiente social e laboral de Penamacor nos finais do séc. XIX e início do séc. XX.
Por ocasião das comemorações dos 25 anos lançou o seu primeiro trabalho discográfico, que reuniu grande parte do seu reportório constituído por cantigas e modas de trabalho, de romaria e de roda, interpretadas por bonitas vozes com acompanhamento dos tradicionais instrumentos musicais: acordeão, violas, pandeireta, reco reco, bombo e ferrinhos.
Desde 2006, o Rancho organiza o Encontro de Música Tradicional de Penamacor que reúne anualmente ranchos folclóricos e grupos de música popular e tradicional de várias regiões do país.