MÚSICA À VISTA

Sugestões para rotas musicoturísticas no Concelho de Penamacor

Largo Dr. Jaime Lopes Dias

Jaime Lopes Dias

Monumento a Jaime Lopes Dias, etnógrafo, em Penamacor

Monumento a Jaime Lopes Dias, etnógrafo, em Penamacor, créditos Pedro Medeiros

O monumento ao Dr. Jaime Lopes Dias situa-se no Largo Dr. Jaime Lopes Dias, freguesia de Vale de Nossa Senhora da Póvoa, concelho de Penamacor (GPS: 40.276635, -7.202037). Busto em bronze sobre pedestal de granito, foi promovido pela Junta de Freguesia Vale da Senhora da Póvoa e inaugurado em 1988. Busto moldado em bronze retrata o homenageado, seguindo a mimética do real.

Encontra-se sobre um pedestal de configuração cilíndrica, no qual contém a seguinte inscrição “HOMENAGEM AO / GRANDE BENEMERITO / JAIME DOS SANTOS / LOPES DIAS / ETNÓGRAFO / MEMBRO DA ACADEMIA / DAS CIENCIAS / ESCRITOR / N. 25 – 10- 1890 F. 2-10-1977”.

Jaime Lopes Dias (1890-1977) foi um notável etnógrafo nascido em Vale do Lobo, atualmente conhecido como Vale da Senhora da Póvoa, concelho de Penamacor. Recebeu formação académica em direito, na Universidade de Coimbra, e ao longo da sua vida profissional exerceu cargos públicos em várias instituições, tendo a par com estes cargos um marcante percurso nas áreas da etnografia, da arqueologia e da história, desenvolvendo um importante trabalho de investigação na área da etnologia que resultou na publicação de obras de referência a nível nacional.

Em Castelo Branco, a Biblioteca Municipal Dr. Jaime Lopes Dias homenageia o etnógrafo. O moderno edifício de pedra, vidro e madeira, possui uma biblioteca ampla e muito bem abastecida, bibliotecária responsável, com todos os tipos de leitura, publicações periódicas, áreas especialmente para crianças e idosos e é considerado pela Comunidade como um lugar de reunião e interação social. Tem também exposições e espaços diferentes, com lugares para a Internet acessar e integrado, desde 28 de junho de 2007, a rede nacional de bibliotecas de Portugal (RNBP).