Porto e os seus coros
Coros do Porto
35 grupos vocais identificados
Agrupamentos vocais e atividades corais no Concelho
- Aeternus Cantabile
- Aeternum Vocal Ensemble
- ArquiCoro
- Cantadeiras do NEFUP
- Capella Duriensis Ensemble Vocal
- Coral de Letras da Universidade do Porto
- Coral do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto
- Coral Mille Voci
- Coral Mysterium
- Coro Anonymus
- Coro Casa da Música
- Coro da Faculdade de Economia do Porto
- Coro da FMUP
- Coro da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos
- Coro da Sé Catedral do Porto
- Coro da Universidade Popular do Porto
- Coro de Jazz da ESMAE
- Coro de Pais e Encarregados de Educação do Conservatório de Música do Porto (Porto)
- Coro de São Bento
- Coro de São Tarcísio
- Coro do Ateneu Comercial do Porto
- Coro do Bonfim
- Coro do Conservatório de Música do Porto
- Coro do Grupo Desportivo e Cultural do BPI
- Coro dos Infantes – Salesianos do Porto
- Coro dos Voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Regional do Norte
- Coro Gregoriano do Porto
- Coro Infantil da Casa da Música
- Coro Litúrgico Universitário
- Coro Masculino da Igreja da Lapa
- Coro Polifónico da Lapa
- Ensemble Vocal Pro Musica
- Grupo Coral da Casa do Pessoal do Politécnico do Porto
- Grupo Coral da Faculdade de Economia do Porto
- Grupo Coral dos Professores do Porto
- Grupo de Cante Alentejano do Orfeão Universitário do Porto
- In Solitudinem Cantus
- Orfeão de Paranhos
- Orfeão Universitário do Porto
- Schola Cantorvm Colegiada de Cedofeita
ArquiCoro
O ArquiCoro – Coro Aberto da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto – concretiza, desde 2003, o projeto de promoção da cultura musical coral dentro e fora do meio académico. A sua atividade centra-se, sobretudo, no repertório a capella de várias épocas, com especial atenção à Música Sacra, Polifonia Renascentista Ibérica e Música Popular Portuguesa. Da sua história fazem parte alunos, professores, funcionários e ex-alunos da Faculdade, assim como elementos externos e cuja vontade de integrar este projeto como coralistas, sempre valorizou o desafio em conjunto. Dirige o coro a maestrina Ana dos Santos.
Cantadeiras do NEFUP
As cantadeiras do Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto interpretam cantares de todo o país que retratam a vida, o sonho, os amores e a fé das mulheres de outrora e de agora. O repertório é maioritariamente polifónico e a capella, embora pontuem alguns cantares acompanhados por percussão tradicional e outros instrumentos. Apresentam alguns temas na forma recolhida no cancioneiro tradicional português, enquanto outros são arranjados por André Ruiz, Cláudia Monteiro e Daniela Leite Castro. A direção musical está a cargo de Cláudia Monteiro. Trazem para o canto polifónico as suas vivências de mulheres do século XXI, mas também as heranças individuais de um património coletivo, passado de mães para filhas, de avós para netas, do berço até ao fim da vida. Fala-m’a cantar é o seu primeiro CD, lançado em 2022.
Coral Mille Voci
O Coral Mille Voci é um coro fundado e dirigido desde 1992 pelo maestro e professor António Diogo. A Associação Cultural do Coral Mille Voci desenvolve ação cultural e musical não só na região do Porto, bem como por todo o país e estrangeiro.
Coral Mille Voci
Coro Casa da Música
Fundado em 2009, o Coro Casa da Música é constituído por uma formação regular de 18 cantores, que se alarga a formação média ou sinfónica em função dos programas apresentados. Tem sido também dirigido por maestros prestigiados no âmbito da música coral. As suas participações em programas corais-sinfónicos levam-no a trabalhar com grandes maestros, destacando-se ainda os programas de música antiga com vários especialistas. As temporadas do Coro Casa da Música revelam um repertório eclético que se estende desde os primórdios da polifonia medieval à nova música. Ao longo dos anos, apresentou muitas obras em estreia mundial ou nacional. A música portuguesa tem sido um dos focos de atenção do Coro. Faz digressões regulares ao estrangeiro e atuou em várias salas portuguesas, apresentando grandes obras da música coral. O seu primeiro disco é dedicado a Fernando Lopes-Graça.
Formado por cerca de 50 crianças, o Coro Infantil Casa da Música é o mais jovem agrupamento residente da instituição.
Coro da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos
O Coro da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos é um colectivo formado em 2014.
Coro da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, créditos José Manuel Pinheiro
Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759
Coro Infantil Casa da Música
O Coro Infantil Casa da Música é um dos grupos residentes da instituição, justificando por talento próprio a sua estreia pública num dos concertos maiores de 2017: no Dia Mundial da Música, na Sala Suggia, juntou-se à Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, ao Coro Nacional de España e ao Coro Lira para interpretar o War Requiem de Benjamin Britten. O Coro participou no concerto de Natal de 2018, cantando a Missa em Si menor de Bach com a Orquestra Barroca e o Coro Casa da Música, bem como num concerto de Páscoa de 2019, cantando o Stabat Mater de Dvořák com a Orquestra Sinfónica e o Coro Casa da Música. Em 2020 voltou ao palco principal da Casa da Música para interpretar o Te Deum de Berlioz, ao lado da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e do Coro Nacional de España. Em nome próprio, apresentou-se por três vezes na Sala Suggia.
Formado por cerca de 50 crianças, o Coro Infantil Casa da Música resulta e é parte integrante de uma dinâmica iniciada no ano lectivo de 2016/2017 e que continua. Em articulação com as escolas básicas de Quatro Caminhos (Matosinhos), Lomba (Porto) e Quinta das Chãs (Vila Nova de Gaia), desenvolveu-se um processo de formação coral que chamou cerca de 350 crianças, agregou educadores e famílias, motivou as comunidades vizinhas.
Deste percurso resultaram três grupos corais, um por escola, de onde saem as vozes do Coro Infantil. São, assim, quatro estruturas a evoluir numa geografia alargada, orientadas pelo Serviço Educativo. Exploração de repertórios corais, composição colectiva e incentivo ao sucesso curricular são alicerces deste projecto.
Raquel Couto é a maestrina titular, enquanto Joana Castro é responsável pela técnica vocal e Jonas Pinho pela formação musical. Dalila Teixeira e Duarte Cardoso são pianistas acompanhadores.
Fonte: Casa da Música, 04 de setembro de 2023
Coro Infantil Casa da Música
In Solitudinem Cantus
A In Solitudinem Cantus, Associação, tem por objetivo a promoção, divulgação e criação de música sacra.
In Solitudinem Cantus
Schola Cantorvm Colegiada de Cedofeita
Polifonia Tradicional Portuguesa
Após seis oficinas de canto a vozes com grupos de referência da polifonia tradicional portuguesa, realizadas nos distritos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo, os grupos e os formandos reúnem-se para, em partilha, apresentarem as suas cantadas, cantas, cramóis, cantigas, modas e ternos em conjunto. No Encontro Concerto Final do Polifonias d’Agora e d’Outroa participam a 30 de outubro às 21:30 no Auditório do Conservatório de Música do Porto: Cantadeiras do NEFUP, Conjunto Etnográfico de Moldes, Cantadeiras do Vale do Neiva, GFUM – Grupo Folclórico da Universidade do Minho, Rancho Folclórico da Associação dos Amigos de Vilarinho das Quartas – Soajo e Grupo de Folclore “Terras de Arões”. Participam também os formandos das oficinas Polifonias D’Agora e D’Outrora