Cantadores de Redondo
Coros de Redondo

Grupos e atividade coral no Concelho

  • Cantadeiras do Redondo
  • Grupo Coral e Instrumental Academia de Afetos
  • Grupo Coral Polifónico da SFMR
  • Grupo de Cantadores do Redondo
  • Grupo de Cantares do Redondo
Cantadeiras de Redondo

Cantadeiras de Redondo é um grupo feminino de cantares alentejanos (e tradicionais portugueses, em geral) originário da Vila de Redondo, no Alentejo, e fundado, de raiz, em 2014.
O grupo destaca-se pelo papel cívico e cultural que tem vindo a desempenhar, na promoção do cante especialmente pelo facto de ser pioneiro como grupo feminino de cante alentejano, na sua terra de origem.

Grupo de Cantadores do Redondo

Formado em 1975, o grupo de Cantadores de Redondo é a expressão viva da tradição coral polifónica alentejana que se estende numa faixa do interior de Portugal, que vai dos concelhos de Redondo e Évora até aos concelhos de Almodôvar e Mértola, que confinam a região do Alentejo com a do Algarve.

O grupo de Cantadores de Redondo, pela sua situação geográfica, no limite norte da referida região apresenta características de transição que o distinguem de todos os outros grupos corais. Razão pela qual, integram no seu repertório temas tradicionais (saias) mais vivos, – onde surgem o adufe e as “trancanholas” (duas tiras de madeira que soam como as castanholas) e o acordeão diatónico (chamado sol-e-dó), – que contrastam com a dolência contemplativa do canto polifónico.

O grupo, – que integra Janita e Vitorino Salomé, dois cantautores redondenses que pontificam no panorama musical português mercê das suas carreiras a solo, no âmbito da Música Popular Portuguesa, – averba várias apresentações nacionais e no estrangeiro, tendo, em 2007, marcado presença na homenagem a José Afonso concretizada pela televisão da Galiza.

O grupo gravou, em 1978, o LP «O Cante da Terra» que, em 1997, viria a ser editado em CD, pela Movieplay. Neste registo os cantadores perpassam temas do Alto e do Baixo Alentejo.
Mais tarde, alguns dos fundadores do grupo, entretanto, alargado pela presença de novos elementos, participaram no trabalhado «Vozes do Sul», uma inovadora celebração do cante alentejano assinada por Janita Salomé.

Cantadores de Redondo

Grupo de Cantadores do Redondo

FOI NOTÍCIA

Em 2020, o Município de Redondo organizou o 1º Encontro de Grupos Corais e Instrumentais com o objetivo de contribuir para o envelhecimento ativo dos idosos do concelho de Redondo, estimular o gosto pela música e proporcionar aos intervenientes um contacto direto com diferentes grupos corais, instrumentos e repertório de referência. Para além do Grupo Coral e Instrumental Academia de Afetos atuaria a 13 de abril de 2020 o Grupo Coral Amizade, do Centro de Reformados e Idosos da Baixa da Banheira – CRIBB.